Cultura - Educação

Jorge Sanchez lança livro sobre impactos da tecnologia após a pandemia

24 de Novembro de 2022

O advogado Jorge Sanchez lança no Brasil e depois na Europa o seu segundo livro – BEM-VINDO AO FUTURO, FIM DA PANDEMIA NOVOS RUMOS. Na obra, publicada pela Editora XIRÚ Books, o autor faz um recorte profundo e intrigante sobre os impactos da tecnologia após a pandemia da COVID-19, que reconfigurou as relações humanas em todos os setores e ainda impõe ao mundo novos desafios.

Foto: Divulgação

Em 200 páginas, divididas em 21 capítulos, o escritor abre as janelas do futuro para o leitor espiar o que parece irregressível – um cenário operado pela Inteligência Artificial. O livro é quase um filme de ficção em páginas. Jorge Sanchez comenta que “o seu livro não é sobre o passado. É sobre o que está sendo e o que será”. Qual é o perfil de líder que as grandes empresas passaram a buscar no mercado?

De forma clara e, às vezes, até provocante, o autor prospecta pela imaginação, em um espiral de questionamentos, como será o futuro dominado pelas máquinas comandadas por algoritmos: Será que a morte irá morrer em 2200, como afirmam alguns cientistas?  Migraremos definitivamente do mundo real para metaverso? Você toparia pagar quase 100 mil reais por um terreno que só existe no metaverso? Como a Justiça resolverá os conflitos de toda ordem, resultantes de vícios contratuais e homicídios, fora deste mundo corpóreo? Crimes cometidos no plano virtual serão julgados no mundo em que vivemos hoje? Quando os juízes serão substituídos por robôs? Haverá mais justiça? E se os robôs reproduzirem as mesmas fraquezas de caráter dos humanos?

Ao transportar o futuro para o presente, Sanchez sobrevoa outros territórios complexos e suscetíveis aos abalos provocados pela tecnologia, como os relacionamentos amorosos. Metaversos poderão se transformar em campos férteis para as traições?

Em seu primeiro livro, O VÍRUS DA INCERTEZA, lançado em 2020 e que forneceu combustível para a segunda obra, Jorge Sanchez provocava o leitor com uma pergunta intrigante: “Seremos melhores depois da pandemia?

Desta vez, quase com a mesma provocação, Sanchez lança ao leitor outros desafios: “O que você aprendeu com a pandemia que poderá contribuir para um futuro melhor? Você, continuará tocando a sua vida no “modo automático”?

SERVIÇO:

Lançamento no Brasil:

Data:  25 de novembro (sexta-feira), às 19.30

Local: Livraria Travessa (Ribeirão Shopping)

Comentários
Assista ao vídeo