Business -

A DesignsLab apresenta o Laboratório do Futuro

23 de Novembro de 2022

 Bancadas flexíveis e multifuncionais

Hexagonal Lab Desing - Lab 4.0

A comunidade cientifica recebeu o projeto HEXAGONAL LAB DESIGN com entusiasmo. O conceito do laboratório ideal foi criado e desenvolvido pela DesignsLabâ empresa brasileira com 32 anos de experiência no segmento de Engenharia de Laboratórios com sede em Campinas-SP, especializada em arquitetura de interiores atendendo Turn Key projetos, fabricação e instalação de mobiliários e Capelas de exaustão para laboratórios.

Após pesquisas em inúmeras industrias, institutos de ensinos e empresas prestadoras de serviços, seu departamento de P&D (Pesquisas e Desenvolvimento) criou um planejamento pontual que envolveu um conjunto de ações que definiram como deverá ser o espaço dos futuros laboratórios: ergonômico, inteligente e sustentável.

A novidade procurou estimular e integrar organicamente a ciência comportamental ao local de pesquisas, otimizando estrutura, equipamentos, conceitos e novas tecnologias, todo o esforço em conjunto a experiência da equipe envolvida no sentido de criar o local de trabalho científico ideal.

Espaço para interação e colaboração

O novo conceito de laboratório abrange a ciência comportamental

O layout hexagonal do laboratório foi planejado para proporcionar espaços colaborativos de trabalhos com áreas intermediárias de interação social, inseridas estrategicamente com acesso a todas as outras áreas do prédio, inclusive ao elevador e escada, possui espaço para reuniões, biblioteca, computadores e propiciam, como lazer, o "cafézinho" dos funcionários.

O projeto arquitetônico buscou inserir no conceito inovador do laboratório HEXAGONAL LAB DESIGN aspectos que pudessem realçar o bem estar e o comportamento humano, o Design Flexível e colaborativo, foi uma marca em todas as áreas do projeto e não deixou de fora as áreas comuns de convívio, disponibilizando um ambiente aconchegante e agradável onde as pessoas possam confortavelmente utilizá-las para inserir suas pesquisas e consultarem os bancos de dados, além de possibilitar a interação e compartilhamento de ideias relativas as pesquisas.

Porque a escolha do Design Hexagonal?

A forma hexagonal considerada simples é perfeita e está presente em todo o nosso universo, seja macroscopicamente ou microscopicamente, na vida e na natureza. Por esta razão foi definida como o símbolo-base da química orgânica através do anel de benzeno, a fórmula molecular C6H6 estável, estrutura com seis átomos de carbono com ligações covalentes e em constante movimento. Porém esta forma aparentemente simples é magnifica e empresta sua configuração a um ilimitado número de soluções atuais.

O projeto arquitetônico com inovador Designs Hexagonal considerou aspectos que valorizam a amplitude e segurança entre os espaços, dando maior visibilidade, comunicação, colaboração aos operadores, facilidade para o compartilhamento de equipamentos e flexibilidade para futuras necessidades.

Inovações

No local de trabalhos cientificos

"As ideias inovadoras no sentido de criar o local de trabalho científico ideal continuam a evoluir como a prática da própria ciência."

O propósito do laboratório ideal foi baseado na necessidade de solucionar o antigo conflito entre o DESIGN e FUNÇÃO, estudos recentes apontam ainda que os espaços reduzidos, a ausência dos estímulos na percepção sensorial, a falta de controle de ruído, a aglomeração e a ausência da luz natural são características que afetam diretamente o desempenho humano no ambiente de trabalho e por razões obvias o estudo conceitual em nosso departamento de engenharia e desenvolvimento iniciou focados nestes principais fatores. Um exemplo prático: o Layout do laboratório ideal deve essencialmente auxiliar o desempenho e otimizar esforços, explica Júlio Alves diretor comercial da DesignsLab®.

A equipe de designers e engenheiros da empresa receberam a tarefa de criarem o ambiente que tornassem as práticas de laboratório mais simples, ágeis e intuitivas. Desta forma foi desenvolvido o projeto  HEXAGONAL LAB DESIGN, com o conceito inteligente que estimula e integra organicamente a ciência comportamental no local de pesquisas, otimizando estrutura, equipamentos, processos e novas tecnologias.

Conectividade e produtividade

Os processos automatizados no novo conceito HEXAGONAL LAB DESIGN de laboratórios virtuais, indicam tendências tecnológicas que apontam para os laboratórios seco e semi-seco num futuro próximo. No ambiente de laboratório haverá aplicações típicas para robótica, incluindo funções com braço Robótico articulado e robôs cartesianos. Os smartglass interativos, são óculos virtuais que no futuro próximo permitirão compartilhamento online de pesquisas, troca de informações e auxiliarão na produtividade, unindo trabalhos de pesquisas on-line. Assim como beneficiará o planejamento de manutenção que se tornará localizado e poderão ser administrados com maior tranquilidade sem interrupções no fluxo de operações.

Bancadas interativas

O laboratório HEXAGONAL LAB DESIGN desenvolvido pela  DesignsLab®, prevê as bancadas estruturadas em perfis metálicos com rodízios um novo método de abordagem 'plug in play', definindo o laboratório como flexíveis e multifuncionais. Permitem que as bancadas possam ser reconfiguradas de acordo com as necessidades de mudanças nos objetivos de pesquisas, por exemplo, estão preparadas para integrarem o processo, ocupando o espaço necessário com torres centrais fornecendo as utilidades (energia elétrica, gases e fluídos, comunicação digital, etc..), uma forma coesa de otimizar distâncias e tempo do pesquisador. As bancadas amigáveis construídas com principio comutáveis, com módulos inferiores independentes com rodízios, alguns dotados de automação como o “Theo”, este é um modulo especial com gaveta e porta, o conjunto motorizado segue o usuário dentro do espaço do laboratório e quando desligado voltará para sua base sob a bancada, outras inovações podem ser conferidas nos módulos de armazenamento de produtos químicos e nos EPCs (Equipamento de Proteção Coletivo) conhecidas como capelas de exaustão que receberam varias atualizações, como purga noturna automatizadas, controle inteligente de vazão de ar eletrônico tipo VAV (Velocidade de Ar Variável) e, ainda, propicia inclusão de cadeirante ao trabalho quando o módulo inferior com exaustão for retirado. Todos esses itens foram planejados essencialmente para atenderem a multifuncionalidade de tarefas.

As utilidades, gases e fluidos, do laboratório seguem o rigoroso padrão internacional de instalação multidisciplinar com todos os serviços de alimentações aéreas com conexões rápidas e seguras. As superfícies assépticas das bancadas em vidro, aço inoxidável e laminados HPL estão preparadas para as áreas “clean“ classificadas. Por fim, foram criadas além dos laboratórios, área intermediarias assépticas e área de interação com biblioteca que incentiva a reunião formal e informal e o compartilhamento de ideias.

O local do Laboratório a muito tempo deixou de ser um coadjuvante na estrutura organizacional das empresas, em síntese, as melhorias nos ambientes de pesquisa são responsáveis por auxiliaram as organizações a conquistarem maiores sucessos. Tratar o laboratório como um setor de resultados do processo de testes ou, simplesmente, testes de novas ideias deixou de ser adequado, a tendência do novo laboratório essencialmente aglutinou todos os setores organizacionais, do administrativos, desenvolvimento de projetos, novos talentos, processos até as tecnologias apropriadas para nortear os avanços da ciência e dos negócios.

DesignsLab – Engenharia de Laboratórios

Informações

www.designslab.com.br / infolab@designslab.com.br

https://www.instagram.com/designslaboratorio/

https://www.facebook.com/DesignsLab

https://www.linkedin.com/company/designs-laborat%C3%B3rio---designslab

Comentários
Assista ao vídeo