Viver - Mundo Pet

Patas do bem

18 de Novembro de 2022

Por Camila Piva

Como o uso terapêutico do animal doméstico pode melhorar a qualidade de vida das pessoas

 

A ONG Patas Therapeutas é uma associação sem fins lucrativos, fundada pela psicanalista e psicóloga Silvana Fedeli Prado, no ano de 2012. O trabalho é feito através de intervenções assistidas por animais nas áreas de Atividade, Terapia e Educação Assistida por Animais (A/E/TAA). 

“As intervenções assistidas por animais é uma técnica cientificamente comprovada internacionalmente e aqui também no Brasil,” disse a psicóloga, psicanalista e fundadora do @patastehrapeutas, Silvana Fedeli Prado.

A organização leva animais a hospitais, residências de idosos e abrigos de crianças, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes, além de realizar atividades em empresas e eventos. Silvana comenta que a utilização do animal, bicho doméstico, é para qualidade de vida das pessoas. 

Uma voluntária da ONG Patas Therapeutas, Sandra Galli, contou que faz  parte dessa ONG há aproximadamente um ano e meio. Ela e seu cachorro fizeram um curso, no qual o cão passa por uma avaliação, ao final,  para ver se é apto. Sandra explica que, após a aprovação do curso, ela e seu cão começaram a visitar hospitais, residenciais de idosos, abrigos, a Polícia Militar e algumas empresas.

 

“Nós conhecemos a ONG através das redes sociais, instagram e facebook, onde procuramos a Silvana e a Vilma e lá elas nos orientaram para fazer o curso.”  

A grande missão do Patas Therapeutas é melhorar a qualidade de vida física, emocional, mental e social das pessoas com patologias ou mesmo saudáveis, obtendo resultados cientificamente comprovados e estabelecendo vínculos afetivos entre os animais e os humanos! 

Silvana também explica como são os protocolos para participar desse projeto: “Temos protocolos de comportamentos de saúde, com rígidos padrões internacionais e mundialmente aceitos.” Ela também fala que a ONG tem uma comportamentalista animal que faz toda a avaliação e contou que nem todos os animais são aceitos : “Esses animais precisam ter um perfil adequado para trabalhar.”  

Os animais são cães, gatos, bichos de estimação silvestres e exóticos, passando sempre por protocolos internacionais de saúde e comportamento. Silvana relatou que há uma veterinária para a checagem de  vacinas, controle de pulga, carrapato, parasitológico, rotina de banho e de escovação.   

Sua página no Instagram, o @patastherapeutas acumula 2659 publicações e 31, 8 mil seguidores.

Para ser voluntário, é necessário preencher um formulário e aguardar o contato.  É possível também fazer doações de materiais, como dinheiro, utensílios para os cachorros, entre outros.

Comentários
Assista ao vídeo