Por Camila Piva
Como o uso terapêutico do animal doméstico pode melhorar a qualidade de vida das pessoas
A ONG Patas Therapeutas é uma associação sem fins lucrativos, fundada pela psicanalista e psicóloga Silvana Fedeli Prado, no ano de 2012. O trabalho é feito através de intervenções assistidas por animais nas áreas de Atividade, Terapia e Educação Assistida por Animais (A/E/TAA).
“As intervenções assistidas por animais é uma técnica cientificamente comprovada internacionalmente e aqui também no Brasil,” disse a psicóloga, psicanalista e fundadora do @patastehrapeutas, Silvana Fedeli Prado.
A organização leva animais a hospitais, residências de idosos e abrigos de crianças, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes, além de realizar atividades em empresas e eventos. Silvana comenta que a utilização do animal, bicho doméstico, é para qualidade de vida das pessoas.
Uma voluntária da ONG Patas Therapeutas, Sandra Galli, contou que faz parte dessa ONG há aproximadamente um ano e meio. Ela e seu cachorro fizeram um curso, no qual o cão passa por uma avaliação, ao final, para ver se é apto. Sandra explica que, após a aprovação do curso, ela e seu cão começaram a visitar hospitais, residenciais de idosos, abrigos, a Polícia Militar e algumas empresas.
“Nós conhecemos a ONG através das redes sociais, instagram e facebook, onde procuramos a Silvana e a Vilma e lá elas nos orientaram para fazer o curso.”
A grande missão do Patas Therapeutas é melhorar a qualidade de vida física, emocional, mental e social das pessoas com patologias ou mesmo saudáveis, obtendo resultados cientificamente comprovados e estabelecendo vínculos afetivos entre os animais e os humanos!
Silvana também explica como são os protocolos para participar desse projeto: “Temos protocolos de comportamentos de saúde, com rígidos padrões internacionais e mundialmente aceitos.” Ela também fala que a ONG tem uma comportamentalista animal que faz toda a avaliação e contou que nem todos os animais são aceitos : “Esses animais precisam ter um perfil adequado para trabalhar.”
Os animais são cães, gatos, bichos de estimação silvestres e exóticos, passando sempre por protocolos internacionais de saúde e comportamento. Silvana relatou que há uma veterinária para a checagem de vacinas, controle de pulga, carrapato, parasitológico, rotina de banho e de escovação.
Sua página no Instagram, o @patastherapeutas acumula 2659 publicações e 31, 8 mil seguidores.
Para ser voluntário, é necessário preencher um formulário e aguardar o contato. É possível também fazer doações de materiais, como dinheiro, utensílios para os cachorros, entre outros.