Viver - Saúde

Você sabe a diferença entre Pneumonia viral e bacteriana?

15 de Novembro de 2022

UPA Zona Leste faz um alerta sobre como prevenir a doença infecciosa que mais mata crianças e adultos

 

A pneumonia é uma doença respiratória provocada pela infiltração de agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas), provocando inflamação dos pulmões. Maior causa infecciosa de mortes de adultos e crianças, a doença pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2019, 2,5 milhões de pessoas, sendo 672 mil crianças morreram vítimas de pneumonia. Em 2021, mais de 400 mil pacientes foram hospitalizados por causa da infecção, que possui tipos diferentes, sendo os mais comuns:

Pneumonia viral - causadas pelos mesmos vírus de gripes e resfriados comuns, como Influenza A, B ou C, H1N1, H5N1 e o vírus da Covid-19. A transmissão acontece por meio de gotículas de saliva ou secreção respiratória espalhadas no ar, pela pessoa infectada.

Pneumonia bacteriana – é causada por vários tipos de bactérias, mas principalmente pelo Streptococcus pneumoniae, também conhecido como pneumococo. Ser fumante, ingerir bebidas alcoólicas e permanecer em ambientes fechados com ar-condicionado estão entre os principais fatores de risco.

Neste Dia Mundial da Pneumonia (12/11), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, pertencente à Prefeitura de Santos (SP) e gerenciada pela Pró-Saúde, alerta para a importância da conscientização sobre a doença.

Somente neste ano, de janeiro a outubro, a UPA ZL registrou 6.909 atendimentos de pacientes com pneumonia, sendo que deste total, 242 pessoas precisaram de internação.

“Neste período, a maioria dos casos que atendemos foram de pneumonia bacteriana, sendo 80% dos pacientes com idade acima de 60 anos e mais da metade eram mulheres. Com necessidade de internação, ou não, nos casos bacterianos, todos os pacientes precisaram fazer uso de antibióticos, sob prescrição médica”, explica o médico Carlos Alberto de Oliveira, diretor Clínico, da UPA Zona Leste.

Como evitar a doença?

Entre os principais sintomas da pneumonia estão: febre alta, tosse, dor no tórax, alterações da pressão arterial, confusão mental, mal-estar generalizado, falta de ar, fraqueza, secreção de muco de cor amarelada ou esverdeada.

“É possível prevenir essa doença com atitudes simples, como lavar as mãos, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, evitar estar em aglomerações de pessoas e se vacinar”, destaca Carlos Alberto.

Atenção ao uso de antibióticos

O médico aproveita a data para fazer um alerta sobre o uso de antibióticos por conta própria. “Quando usado sem necessidade ou sem acompanhamento de um profissional, há um risco alto de resistência bacteriana, o que faz com que a medicação deixe de ser eficaz, dificultando tratamento”, alerta o profissional. “Por isso, é essencial identificar qual o tipo de pneumonia para iniciar o tratamento adequado”, complementa.

Além da vacina da gripe, há disponível também a vacina pneumocócica, indicada para prevenir as pneumonias causadas pela bactéria ‘pneumococo’. “Caso você seja contaminado com a bactéria, ter se vacinado diminui a intensidade dos sintomas e evita a forma mais grave da doença”, reforça o médico da UPA.

Se todos se unirem para combater a pneumonia, as autoridades de saúde estimam que até 2030 sejam evitadas quase 9 milhões de mortes de crianças, em decorrência da doença.

Comentários
Assista ao vídeo