Colaboradores - Mayne Galassi

Já se perguntou sobre sua personalidade?

15 de Novembro de 2022

Existem várias teorias de como a personalidade é adquirida, porém atualmente a Teoria Big Five, teoria dos 5 Grandes Fatores é a mais aceita no quesito personalidade. A palavra personalidade se referente aos padrões de comportamentos de um determinado indivíduo, sua organização, sua forma de desenvolver pensamentos, em volvendo seus sentimentos. Somos compostos por traços de personalidade que representam tendências na forma de agir, pensar em um ambiente social.

A Teoria dos 5 Grandes Fatores, são compostas pelos fatores: Extroversão, socialização, neuroticismo, realização e abertura.

Extroversão: está ligado a forma como as pessoas possuem relações interpessoais, se são comunicativas, falantes, assertivas, variando sua quantidade e intensidade;

Socialização: refere-se a qualidade em que são dadas as relações interpessoais, voltadas a compaixão, generosidade, empatia, cinismo e manipulação do outro;

Neuroticismo: refere-se a sua regulação emocional e sua instabilidade emocional, a forma como uma pessoa após um desconforto emocional terá um comportamento e seus estímulos cognitivos;

Realização: representa o nível de persistência, organização e motivação para alcançar seus objetivos,

Abertura: refere-se ao reconhecimento de ter novas experiências e seus comportamentos exploratórios.

Dentro de cada um desses grandes fatores, há mais ou menos 4 ou 5 características voltados ao entendimento do constructo da personalidade.

Todos os seres humanos possuem todos os fatores, porém em intensidades diferentes. Isso que vai ser decisivo para caracterizar a personalidade. Além disso, sabemos também que pessoas com alguns desses fatores em maior intensidade, possuem maior risco de desenvolverem transtornos mentais, como ansiedade e depressão, pela falta de habilidade em lidar com seus problemas.

As pesquisas nos mostram que podemos desenvolver nossa personalidade até por volta dos 21 anos, ou seja, após os 21 anos estará em uma forma mais consolidada, antes disso, ela pode variar e ser moldada. Alguns fatores que podem interferir na construção da personalidade é sua história de vida, ou seja, o que você vai fazer com sua vida e quem estará nela, além disso suas características genéticas também podem contribuir. Ou seja, nós não nascemos com uma personalidade pronta, mas sim, vamos moldando-a até em torno dos nossos 21 anos.

Comentários
Assista ao vídeo