Órgão de defesa do consumidor alerta para possíveis ‘promoções fakes’ ou pouca diferença nos valores em comparação a meses anteriores. Confira lista de sites 'não confiáveis'.
Uma das principais datas do comércio se aproxima. No dia 25 de novembro, promoções em vários itens, como celulares, televisores e eletrodomésticos ficarão abaixo do preço tradicional. É importante que o consumidor fique atento a possíveis golpes e sites falsos e pesquise antes os preços para não pagar mais que o comum. As informações são do Agência Brasil.
Foto: Divulgação/ Pixabay |
O alerta foi feito pelo diretor do Procon Franca, Luís Murari, que recomendou atenção principalmente aos golpes e sites falsos. “Deve-se evitar clicar em links enviados por email, WhatsApp ou mensagens. O indicado é buscar a empresa por sua própria iniciativa, já que é mais seguro e evitará problemas”, sugeriu.
Como forma de auxiliar os consumidores a identificar os sites e lojas que não são confiáveis, o Procon disponibiliza uma aba chamada ‘Evite esses Sites’. A consulta pode ser feita através desse link.
Além dos golpes, Murari aponta outra prática do mercado: o aumento de preços antes da Black Friday, para voltar ao valor ‘comum’ na data e classificar como promoção. Para evitar isso, “o ideal seria fazer pesquisas comparativas antes das compras, uns cinco meses antes da Black Friday, para assim comparar na semana da promoção”, recomendou.
Além das recomendações antes da semana de ofertas, o órgão do consumidor prepara um guia de preços de produtos em vários estabelecimentos. A iniciativa trará um comparativo e auxiliará o cliente na hora de escolher o melhor local. De acordo com Murari, o guia será publicado na próxima semana.
Denúncias de prática abusiva de preços e até de golpes podem ser feitas ao Procon através do (16) 3721-4757. O órgão está localizado na Alameda Vicente Leporace, 4655 – Parque dos Pinhais.