Recursos serão destinados à preservação e recuperação de nascentes, além da criação de núcleos para educação ambiental e ampliação do tratamento de esgoto na região de Mogi das Cruzes, no Alto Tietê
O Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, detalhou o programa estadual Renasce Tietê que visa uma série de ações para recuperação de um dos principais rios do Estado.
Foto: Divulgação |
A medida, anunciada durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), terá investimentos de US$ 100 milhões do Governo de São Paulo, dos quais US$ 80 milhões por meio de um financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O contrato será assinado até o fim deste mês.
O programa vai intensificar a revitalização de um dos principais rios de São Paulo. O projeto engloba a construção e reforma de dois núcleos de educação, cultura, lazer e esporte no município de Salesópolis, onde começa a vida do rio Tietê. No local o Estado administra uma área com mais de um milhão de metros quadrados de Mata Atlântica e cerca de 70 espécies de fauna paulista. Será realizado ainda o reflorestamento de 36 hectares de vegetação e matas ciliares degradas.