Cultura -

Rede de Museus-Casas Literários traz agenda para o Dia da Consciência Negra e homenagem a Godard

10 de Novembro de 2022

A programação é gratuita e neste mês destaca o protagonismo negro em diferentes linhas artísticas, como música, poesia e literatura

Foto: Solano Trindade - Arquivo Nacional

Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, formada pela Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e LiteraturaCasa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida, preparou para novembro uma agenda com destaque para o Dia da Consciência Negra, com atividades que trazem o protagonismo negro em diferentes linhas artísticas, como poesia música e literatura. A programação é gratuita e acontece tanto em formato presencial quanto virtual. Algumas atividades necessitam de inscrição.

Casa das Rosas

A Casa das Rosas realizará o curso Introdução à literatura afrofuturista: “o futuro é hoje”, ministrado por Israel Neto, escritor, editor e cofundador do coletivo Literatura Suburbana. O objetivo do curso é levar os alunos a um mergulho em obras afrofuturistas já publicadas no Brasil e seus conceitos estéticos, filosóficos e históricos, além de incentivá-los a produzirem materiais que contenham aspectos do afrofuturismo, como ancestralidade, tecnologia, cenários futuristas, resgate dos conhecimentos milenares africanos e afro-brasileiros, protagonismo negro, entre outros. A atividade será realizada às quintas-feiras, nos dias 10, 17 e 24 de novembro e 1 de dezembro, das 19h às 21h, por meio da plataforma Zoom. Para participar, inscreva-se aqui. 

O museu também preparou um evento para o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, às 16hO Sarau das Pretas - Quilombo Diversidade é organizado por Débora GarciaElizandra SouzaJô Freitas e Taisson Ziggy e pretende, por meio de um espetáculo literomusical, abordar a pauta LGBTQIAP+ na perspectiva da denúncia dos inúmeros casos de violência, discriminação e falta de oportunidades para esse segmento da população, apontando para um futuro mais esperançoso. O evento será realizado no Jardim da Casa das Rosas e não há necessidade de inscrição.

Casa Mário de Andrade

Dando continuidade às publicações de vídeos sobre as mulheres que viveram na “Morada do coração perdido” — modo afetivo pelo qual Mário de Andrade fez referência à sua residência na crônica “O terno itinerário ou trecho de antologia” — a publicação deste mês será sobre Sebastiana Campos, ou Bastiana, mulher negra, cozinheira dotada e dançarina de corta-jaca, que foi a última residente da casa da mãe de Mário de Andrade, lugar onde o escritor também vivia. A atividade será ministrada por Irlani Carvalho e Arthur Major, ambos educadores da Casa Mário de Andrade e a publicação será disponibilizada nas páginas do Youtube e do Facebook do museuno dia 17 de novembro, às 16h30.

Para o Dia da Consciência Negra, a Casa Mário de Andrade preparou a roda de conversa A Poética de Solano Trindade e sua relação com os territórios às margens, em celebração aos 114 anos de nascimento do poeta Solano Trindade (1908-1974), também conhecido como “O Poeta do Povo”. A atividade será realizada no dia 20 de novembro, das 14h às 16h30, no Jardim da Casa das Rosas e contará com a participação de Liberto Solano Trindade e Zinho Trindade, respectivamente filho e bisneto do poeta, ambos escritores, e mediação de Irlani Carvalho, educadora do museuPara participar, basta se inscrever aqui.

Casa Guilherme de Almeida

No dia 18 de novembro, das 19h às 21h, acontecerá a palestra Modernidade negra e modernismo, com Matheus Gato, professor do departamento de Sociologia do IFCH-UNICAMP e coordenador do Bitita -- Núcleo de Estudos Carolina de Jesus, na mesma instituição. A atividade pretende apresentar e discutir obras de autores negros, como Lima Barreto, Astolfo Marques, Arthur Timóteo e outros, atuantes entre a proclamação da República e a Semana de Arte Moderna, que abordavam as consequências da modernização para os descendentes de africanos e trataram em profundidade de temas que depois seriam explorados pelos modernistas hoje consagrados. A palestra será realizada por meio da plataforma Zoom. Inscrições no link.

E mais! Confira outras atividades que acontecem em novembro na Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo

Casa Mário de Andrade 

A fim de apresentar um panorama das narrativas modernistas construídas em torno da valorização da Independência do Brasil, por meio da análise de materiais de arquivo sobre monumentos e estátuas edificadas no século XX, que estão em processo de ressignificação atualmente, a Casa Mário de Andrade vai realizar o curso Construções do Imaginário Modernista da Independência: Monumentos e Estátuas em Debate, que vai acontecer às quintas-feiras 10, 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro das 19h às 21h. O curso será ministrado por Thais Chang Waldman, pesquisadora de pós-doutorado no Museu Paulista (MP/USP) junto ao Projeto Temático FAPESP Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento, e Alexandre Araújo Bispo, Doutor em Antropologia Social e membro do grupo de pesquisa CNPq Coletivo ASA: Arte, saberes. A atividade acontecerá virtualmente, por meio da plataforma Zoom. Os interessados devem se inscrever no link.

Casa Guilherme de Almeida

Para os fãs de cinema, a Sessão Versátil deste mês será em homenagem ao cineasta Jean-Luc Godard, conhecido como o mestre da Nouvelle Vague francesa, com a exibição do filme Banda à parte (1964), que acontecerá no dia 12 de novembro, às 15h. Após a exibição, o público poderá acompanhar uma conversa entre o curador da Versátil, Fernando Brito, e a professora e pesquisadora, Lucia Ramos Monteiro. A sessão será realizada no Anexo da Casa Guilherme de Almeida e para participar, é necessário se inscrever aqui. 

Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e é gerenciada em parceria com a Poiesis.

Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: : Casa das RosasCasa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

Serviço:

Atividades voltadas para o Dia da Consciência Negra na Rede de Museus-Casas Literários:

Casa das Rosas

CURSO

INTRODUÇÃO À LITERATURA AFROFUTURISTA

Com Israel Neto

Quintas-feiras, 10, 17 de 24 de novembro e o dia 1 de dezembro, das 19h às 21h

Atividade realizada virtualmente, por meio da plataforma Zoom.

Inscrição aqui - Prazo: 10/11

Vagas: 250 

EVENTO ESPECIAL

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: SARAU DAS PRETAS -- Quilombo Diversidade

Com Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas e Taisson Ziggy

Domingo, 20 de novembro, às 16h

Atividade realizada presencialmente, no jardim da Casa das Rosas.

Endereço: Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP

Não Há necessidade de inscrição

A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: 11 3673-1883 | 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site.

Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP

Programação gratuita

Casa Mário de Andrade

PUBLICAÇÃO

AS MULHERES DA MORADA DO CORAÇÃO PERDIDO: SEBASTIANA CAMPOS

Com Arthur Major e Irlani Carvalho

Quinta-feira, 17 de novembro, às 16h30

A publicação será disponibilizada nas páginas da Casa Mário de Andrade do Youtube e do Facebook.

Não há necessidade de inscrição

RODA DE CONVERSA

A POÉTICA DE SOLANO TRINDADE

Com Liberto Solano Trindade e Zinho Trindade. Mediação de Irlani Carvalho

Domingo, 20 de novembro, das 14h às 16h30

A atividade será realizada no Jardim da Casa das Rosas.

Endereço: Avenida Paulista, n. 37 - Bela Vista, São Paulo, SP.

Inscrição aqui - Prazo: 20/11

Vagas: 20

Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site da instituição.
Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita

Casa Guilherme de Almeida

PALESTRA

MODERNIDADE NEGRA E MODERNISMO
Com Matheus Gato
Sexta, 18 de novembro, das 19h às 21h

A atividade será realizada virtualmente, por meio da plataforma Zoom.

Inscrição aqui - Prazo: 16/11

Vagas: 350

Museu - R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 -- Sumaré, São Paulo/SP
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.
Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita

Mais atividades da Rede de Museus-Casas Literários em novembro:

Casa Mário de Andrade

CURSO

CONSTRUÇÕES DO IMAGINÁRIO MODERNISTA DA INDEPENDÊNCIA: MONUMENTOS E ESTÁTUAS EM DEBATE

Com Thaís Waldman

Quintas-feiras, 10, 17, 24 de novembro e 1º de dezembro, das 19h às 21h

A atividade será realizada virtualmente, por meio da plataforma Zoom.

Inscrição aqui - Prazo: 10/11

Vagas: 300

Casa Guilherme de Almeida 

EXIBIÇÃO DE FILME E DEBATE

SESSÃO VERSÁTIL: pequena homenagem a Godard

Com Fernando Brito e Lúcia Ramos Monteiro

Sábado, 12 de novembro, às 15h

A atividade será realizada presencialmente, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida

Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1943 -- Perdizes/SP.

Inscrição aqui - Prazo: 11/11

Vagas: 30

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas -- Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. 

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Comentários
Assista ao vídeo