Colaboradores - Patrícia Fernandes

Consorzio Vino Chianti investe em ações no Brasil com os eventos Chianti Lovers Americas Tour

7 de Novembro de 2022

Vinhos da famosa região da Toscana desembarcam no RJ e em SP para degustações exclusivas * A Itália é o maior produtor de vinhos no mundo

Foto: Divulgação

Vinhos e muita história desembarcam no Brasil no mês de novembro para uma série de ações do Consorzio Vino Chianti, que levará ao Rio de Janeiro e a São Paulo o Chianti Lovers Americas Tour, uma série de degustações exclusivas para profissionais do setor.

wine ambassador de Chianti, Luca Alves – fluente em português! – estará no Brasil especialmente para conduzir uma degustação dedicada aos vinhos Chianti, Chianti Superiore e Chianti Riserva, no Rio de Janeiro, e em São Paulo ministrará uma masterclass especial sobre o lendário Vin Santo del Chianti.

No Rio de Janeiro, o Chianti Lovers Americas Tour será realizado no Copacabana Palace, onde profissionais e especialistas convidados terão a oportunidade de saber mais sobre esta denominação em uma masterclass técnica.

Em São Paulo, a programação inclui reuniões B2B entre importadores de todo o Brasil e vinícolas que buscam representantes no País, masterclass e walk around tasting para profissionais e especialistas convidados.

Os eventos são a principal atividade de promoção do consórcio italiano em nosso mercado, onde, desde 2014 investe em ações para que os rótulos de Chianti sejam cada vez mais presentes nas taças dos brasileiros.

E as iniciativas vêm elevando os números: dados recentes indicam que os vinhos da Toscana  região onde Chianti se situa – correspondem a 27,8% dos rótulos italianos importados pelo Brasil. Considerando os vinhos italianos em geral, em 2021 o aumento das importações em relação a 2020 foi de 19,4% em valor e de 9,8% em volume.

Com produção média anual de 50,2 milhões de hectolitros, o país é o maior produtor de vinhos no mundoà frente da Espanha e da França, e detém 19,3% de todo o vinho produzido, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

 Consorzio Vino Chianti

A partir das antigas civilizações, passando pela Idade Média, o Renascimento e a Era Moderna, a viticultura na Toscana jamais cessou. Em 1927, um grupo de viticultores constituiu o “Consorzio del Vino Chianti”, uma das primeiras associações de produtores de vinho na Itália, com a missão de proteger e promover o vinho Chianti D.O.C.G. (Denominação de Origem Controlada e Garantida), conhecido na Itália e no exterior por sua tradição muito antiga.

Desde 1932, a região sob a égide do Consorzio é constituída por cidades de arte e cultura entre as mais belas do mundoFlorençaSienaArezzoPisaPistoia Prato.

Entre as atribuições do Consorzio estão atividades de proteção, valorização, informação e cuidados gerais com os interesses da denominação.

Fontes: Italian Trade Agency e Ideal Consulting.

Instagram: @consorzio_vino_chianti

Facebook: @consorziovinochianti

Comentários
Assista ao vídeo