Cultura - Teatro

Marisa Orth retorna com o sucesso “Bárbara”, primeiro espetáculo solo de sua carreira

7 de Novembro de 2022

Com a luta contra o alcoolismo como tema central, a montagem traz ainda reflexões de Marisa em um texto emocionante e cheio de pitadas cômicas

Ingressos disponíveis pelo site  https://olhaoingresso.com.br/ ou na bilheteria do Teatro Renaissance

Foto: Divulgação/ Bob Wolfenson)

“Há pessoas cujas vidas imploram para ser escritas”. Este pequeno trecho, de autoria do sempre genial Ruy Castro, foi extraído do prefácio de “A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência (Editora Planeta), a celebradíssima autobiografia em que a escritora e jornalista Barbara Gancia expõe de peito aberto um tema de sua vida, que é tabu até hoje para muitos: a luta contra o alcoolismo.

 

E como há pessoas cujas vidas imploram também para ser representadas e ganhar novos contornos, as tragicômicas histórias dos mais de 30 anos de dependência do álcool e suas consequências contadas no livro finalmente ganham os palcos em "Bárbara", um espetáculo solo estrelado por Marisa Orth. O retorno será no palco do Teatro Renaissance, em São Paulo, no dia 04 de novembro, com sessões às sextas (às 21h), sábados (às 19h) e domingos (às 17h), em curta temporada somente até 11 de dezembro. Apresentado pelo Ministério do Turismo, “Bárbara” já tem ingressos disponíveis pelo site  https://olhaoingresso.com.br/ ou na bilheteria do Teatro Renaissance (Alameda Santos, 2233- Jardim Paulista).

 

Dada a imensa repercussão que o livro causou desde seu lançamento, bem como as inúmeras e necessárias palestras que Barbara Gancia tem feito sobre o tema nos últimos anos, o desafio da montagem sempre foi o de não realizar uma simples transposição para o palco. “Como encenar algo já definitivo e tão bem relatado em um livro? Ao mesmo tempo em que a gente pensava nisso, sempre houve a certeza de que ‘A Saideira’ possui uma força cênica e precisava ganhar o palco para tocar outros públicos”, diz Marisa Orth.

 

A solução criada pelo diretor e idealizador do projeto, Bruno Guida, apostou em recursos cênicos simples e no jogo com a plateia, elementos que somente o teatro pode oferecer. Com uma dramaturgia livremente inspirada no livro, a autora Michelle Ferreira, utiliza algumas situações extraídas do livro, bem como inventa outras histórias, para dar forma à essa "nova Barbara ficcional”. “Bárbara” ganhou, assim, uma encenação limpa, privilegiando o trabalho de atriz em um texto forte, cômico e ao mesmo tempo emocionante.

 

Toda narrativa será de desconstrução e os elementos cênicos colaboram nesse sentido. O espetáculo conta com Direção de Movimento e Suporte Cênico de Fabricio Licursi, Direção de Arte de Gringo Cardia, Figurinos de Fause Haten, Designer de Luz de Guilherme Bonfanti, Trilha Original de André Abujamra, Efeitos especiais de G2 FX/ Rick Passos e Fotos de Bob Wolfenson. A Realização é da Palco 7 Produções, de Marco Griesi; Rega Início Produções, de Renata Alvim; e Solo Entretenimento, de Daniella Griesi.

 

Uma das atrizes mais versáteis de sua geração, com imensa contribuição na TV, Teatro Musical, Cinema e Música, Marisa Orth volta às suas origens com o espetáculo. "Bárbara é um exercício para mim de multitarefas, eu como atriz posso estar me exercitando, em tantas frequências: tem bastante humor, tem papo reto com a plateia, tem um trabalho de composição corporal, explorando coisas que eu sempre desejei fazer e mesmo assim é uma peça simples, é uma peça de 'contação' de uma história que a gente achou relevante, emocionante e que nos inspirou a criar uma outra história, reflete.

 

FICHA TÉCNICA

 

Marisa Orth é“Bárbara”

Livremente inspirado a partir de “A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência de Barbara Gancia

 

Idealização e Direção: Bruno Guida

Dramaturgia: Michelle Ferreira

Direção de Arte: Gringo Cardia

Cenografia: Anna Turra

Designer de Luz: Guilherme Bonfanti

Figurino: Fause Haten

Visagismo: Eliseu Cabral

Trilha original: André Abujamra

Direção de Movimento e suporte cênico: Fabricio Licursi

Assistente de direção: Mayara Constantino

Fotos: Bob Wolfenson

Operador de Som: Randal Juliano

Operador de Luz: André Pierre

Camareira: Rosa Passe

Diretor de Palco: Denis Nascimento

Redes Sociais e Estratégia Digital: André Massa

Designer: Kelson Spalato

Produção Executiva: Carolina Teixeira

Direção de Produção: Marco Griesi, Renata Alvim e Daniella Griesi

 

Produção: Palco 7 Produções, Rega Início Produções e Solo Entretenimento

 

Apresentado pelo Ministério do Turismo

 

Realização: Pitaco Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério de Turismo.

 

Redes Sociais Bárbara:
instagram.com/barbaranoteatro
facebook.com/barbaranoteatro

 

Marisa Orth - Nascida em São Paulo, é filha de Antônio Teófilo de Andrade Orth e Marllene Domingos Orth, e mãe de João Antônio Orth Pereira. Formou-se psicóloga na PUC - SP e atriz pela Escola de Arte Dramática da USP. Ao longo dos seus 40 anos de carreira, sua atividade profissional estendeu-se em Teatro musical, Televisão, Cinema e a Música, tanto em shows, como em gravação de discos.

 

Entre seus principais trabalhos estão as participações em Novelas (“Rainha da Sucata”, “Deus nos Acuda”, “Agora é que são Elas”, “Bang Bang”, “Sangue Bom”, “Haja Coração” e “Tempo de Amar”, todas na Rede Globo de Televisão); Programas de humor (“TV Pirata”, “Sai de Baixo”, “Toma Lá Dá Cá”, “Os Aspones”, “S.O.S Emergência”, “Macho Man”, “Edifício Paraíso”, todos também na Rede Globo de Televisão). Nestes programas esteve ao lado de grandes atores como: Miguel Falabella, Adriana Esteves, Aracy Balabanian, Luís Gustavo, Diogo Vilela, Luís Fernando Guimarães e outros.

 

No Cinema, atuou em “Não Quero Falar Sobre Isso Agora”, dirigido por Mauro Farias, “Capitalismo Selvagem”, dirigido por André Klotzel, “Doces Poderes”, dirigido por Lucia Murat, “Boleiros”, dirigido por Ugo Giorgetti, “Por Trás do Pano”, dirigido por Luís Villaça, “Durval Discos”, dirigido por Anna Muylaert, e “O bilhete premiado”, direção de Maurício Farias. No Teatro, esteve em vários espetáculos, como “Fica Comigo Esta Noite”, “Seis Personagens à Procura de um Autor”, “O Que o Mordomo Viu”, “A Família Addams”, “O Inferno Que Eu Sou”, “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, e outros.

 

Há dezenove anos é diretora fundadora da Escola Spectaculu para jovens de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro, já tendo gerado mais de 6.000 empregos.

 

Barbara Gancia – Barbara Gancia (sem acento) é jornalista e ombudsman do mundo. Com humor, provocações e críticas desconstrutivas, foi colunista do jornal “Folha de S. Paulo” durante 36 anos e da Bandnews FM; apresentadora do programa “Dois na Bola” com Silvio Luiz, no Bandsports, e integrou o elenco do programa “Saia Justa”, no canal GNT.

 

Escreveu o livro "A Saideira", autobiografia em que conta os casos “bárbaros” (neste caso, com acento), no bom e no mau sentido, de sua vida ao longo de 30 anos bebendo, e como conseguiu finalmente encarar o alcoolismo de frente e vencê-lo. Está há 15 anos sem beber.

 

Hoje aposentada, ela passa o tempo fazendo geleias e pimentas e polemizando com governos, milícias, talibãs, millenials, a geração Z e outros grupos de extremistas diariamente com os seus 530 mil seguidores no Twitter @barbaragancia.

 

A peça "Bárbara" (neste caso, com acento e no sentido assombroso) é mais uma das vitórias de sua vida depois do álcool.

 

SERVIÇO – BÁRBARA com Marisa Orth

Temporada:  de 04 de novembro a 11 de dezembro de 2022

Horários: Sextas-feiras, às 21h; sábados, às 19h; domingos, às 17h

Local: Teatro Renaissance

Endereço: Hotel Renaissance - (Alameda Santos, 2233 – Jardim Paulista)

Capacidade: 440 lugares

Classificação etária: 14 anos


INGRESSOS

 

SETOR

½ ENTRADA

INTEIRA

PLATEIA

R$60,00

R$120,00

 

Ingressos
Internet: https://olhaoingresso.com.br/

 

Bilheteria física: Teatro Renaissance (Alameda Santos, 2233 – Jardim Paulista),

Horário de funcionamento: Sextas, sábados e domingos: Das 14h ao início do espetáculo.

Telefone: (11) 3069 -2286

 

O Teatro possui acessibilidade e ar-condicionado.

Comentários
Assista ao vídeo