Cultura - Viagem

Cinco destinos perto do Rio com beleza natural, cultural, muita história e gastronomia

4 de Novembro de 2022

Aproveitar o fim de semana ou curtir os feriados: para muitos cariocas, as opções de viagem terão que ser para mais perto de casa. A boa notícia é que o Estado do Rio, além de pequeno geograficamente, o que facilita os deslocamentos, tem uma diversidade única: o verde da Serra Fluminense, as areias brancas da Região dos Lagos, a gastronomia de locais como Búzios e Itaipava e muita história e cultura em Paraty. Veja algumas opções:

Foto: Solar do Império

Petrópolis

Destinos consagrados dos cariocas, as cidades serranas nunca cansam com seus calendários agitados de atrações culturais e suas já conhecidas belezas naturais e diversidade gastronômica. Em Petrópolis, os eventos estão a pleno vapor. Até 13 de novembro, a cidade organiza a 22ª edição do Petrópolis Gourmet. Com curadoria do chef Marcos Lima, o evento reúne 30 estabelecimentos, entre restaurantes, bares, cafeterias e delicatessens, que servirão menus especiais inspirados nas preferências de D. João VI.

Onde ficar

Por ali, também está o Solar do Império, hotel parte da Roteiros de Charme, localizado em um casarão histórico na Avenida Koeler, a rua mais famosa da cidade. Além de ser uma atração histórica por si só, o hotel oferece, além de uma gastronomia de primeira qualidade, 24 suítes, SPA com piscina ao ar livre e piscina aquecida e coberta, saunas seca e a vapor, banheiras de hidromassagem, equipamentos de fitness e salas de massagem.

Foto: Piscina do Embaúba

Teresópolis

O Ecoturismo é o ponto alto de Teresópolis, a capital nacional do montanhismo. São mais de cem picos famosos mundialmente na Serra dos Órgãos, como a Pedra do Sino, que chega a 2.263m. O Dedo de Deus é outra conhecida. Ela foi uma das grandes conquistas do alpinismo brasileiro, no início do século passado. A montanha era cobiçada por diversos alpinistas estrangeiros que tentaram, sem sucesso, alcançar o cume desde o início do Sec. XX, mas foi um grupo de moradores de Teresópolis que conseguiu chegar ao cume em 1912.

Onde ficar

O recém-inaugurado Embaúba Boutique Hotel ocupa uma área de 480 mil metros quadrados, totalmente recuperada cinco anos após o início de um plano de manejo que vislumbrou um local de experiências e hospedagem que une a sofisticação da hotelaria com a simplicidade dos elementos naturais. Possui 24 confortáveis chalés construídos e decorados com material de fibra natural, como bambu, vime e palha. Detalhes da decoração inspirados em Bali encantam os visitantes, como um caminho de bambu que leva a uma gruta com imagem de Buda ao fundo; e day bed centenário de uma princesa da Indonésia.

Outro ponto alto da experiência do hotel é a gastronomia. Com base no conceito sustentável, o Ymbu Restaurante oferece o melhor da culinária nacional e internacional, com ingredientes que valorizam produtos nacionais e priorizam os produtores da região. O restaurante pode ser desfrutado por quem não está hospedado no hotel mediante reserva. O cardápio é assinado pelo chef Paulo Araújo.

Foto: Bar Safari Logde

Mangaratiba

Perto do mar e da Mata Atlântica. A apenas 1h40m da capital, o Portobello Resort & Safári é o principal atrativo da região. O hotel ocupa uma área de verde de 25 milhões de metros quadrados e reúne estrutura de praia e montanha em um mesmo complexo. Contando com uma praia exclusiva e todos os apartamentos com vista para o mar, o resort oferece tranquilidade e paisagens surpreendentes, em uma região de águas calmas. O Portobello é também o único resort do Brasil que tem um safári para a observação de animais, além de uma mini-fazenda. São mais de 500 animais que vivem ao ar livre, na natureza.

O hotel oferece atrativos para todas as idades, incluindo restaurantes, piscinas e sauna, piscina natural, boliche, bicicletas, sorveteria e um Miniclube com recreação infantil, totalmente renovado. Construído em estilo polinésio, com uma decoração em perfeita harmonia com a natureza, o Portobello é um resort para toda a família, com espaços amplos e confortáveis para os adultos descansarem ou trabalharem, enquanto as crianças se divertem com segurança e criatividade.

Foto: Porto Imperial

Paraty

Beleza natural, riqueza cultural, gastronomia diversa e calendário repleto de eventos. Paraty, há cerca de 2h30 do Rio, reúne praticamente todos os atrativos para um fim de semana repleto – e vai deixar todos com gostinho de quero mais. O calendário da região é repleto de atrações durante todo o ano.

Onde ficar

Para curtir os principais atrativos históricos e os eventos da cidade, a pousada Porto Imperial é uma das mais tradicionais. Instalada no coração do Centro Histórico do município, a hospedagem está em um prédio que dialoga muito com Paraty: foi construído em 1804. Originalmente foi um entreposto comercial e depois sediou a primeira “casa de ópera” (forma como eram chamados os teatros à época) da cidade. Isso sim que é imersão.as crianças se divertem com segurança e criatividade.

São Pedro d’Aldeia

A cidade na Região dos Lagos fica a apenas 1h30 do Rio de Janeiro e oferece atrativos em praias, verde e cultura. Uma delas é a Serra da Sapiatiba, cujo caminho até o seu topo, de cerca de 1km, oferece belas paisagens. Já na Casa do Azulejo, construção da época do império, um portal oferece uma visão incrível na hora do pôr do sol. Na praia da Baleia, a pedida é a pescaria. Na Praia Linda, água morna e transparente, areias brancas, garantem o passeio.

Onde ficar

A Pousada Enseada das Garças (foto na abertura da reportagem) situada em uma colina em posição privilegiada, da varanda dos Bangalôs ou da borda da piscina a vista surpreende. São ilhas, salinas, praias desertas na cidade e nos municípios vizinhos. A Pousada é um lugar ideal para o descanso, mas além da vista panorâmica e do conforto de suas instalações, do bom gosto na decoração, do passeio de traineira ao barco a vela e de boa comida, a pousada está apenas a 15 km de Cabo Frio, 25 km de Arraial do Cabo e a 28 km de Búziose semana repleto – e vai deixar todos com gostinho de quero mais. O calendário da região é repleto de atrações durante todo o ano.

Comentários
Assista ao vídeo