Viver - Saúde

Corpo sarado: Dr. Rafael de Fina explica a lipo HD

28 de Outubro de 2022

Além de remover a gordura localizada, a técnica permite esculpir curvas e criar um visual com musculatura mais definida

Foto: Freepik

Um corpo musculoso e definido é o sonho de muita gente, mas nem sempre é fácil conseguir o visual desejado apenas com exercícios. Nesse contexto, a cirurgia estética se torna uma opção, já que, atualmente, as técnicas permitem esculpir diversas áreas para eliminar gordura e dar destaque aos músculos. O cirurgião plástico Rafael de Fina explica que a chamada “lipo HD” é um dos procedimentos mais indicados para quem deseja definição muscular, já que proporciona resultados mais precisos e naturais.

O especialista lembra que a lipoaspiração é um procedimento para retirada de gordura localizada com uso de cânulas e sucção. A cirurgia pode ser auxiliada por tecnologias que quebram a gordura, como ultrassom e laser, e facilitam o processo de retirada. Já o tecido adiposo removido pode depois ser enxertado em outro lugar ou simplesmente descartado.

Na lipo HD, todo o procedimento é pensado para realçar as áreas de sulcos que temos naturalmente no corpo. “Através da apalpação, conseguimos localizar e fazer um mapa das áreas negativas. Em cima disso, planejamos lipoaspirar mais essas regiões, gerando contraste e deixando o abdômen, por exemplo, mais natural e mais visível”, explica o Dr. Rafael de Fina.

Para além do abdômen, o procedimento também pode ser feito em diversas partes do corpo. “Fazemos bastante nos braços, no peitoral e no dorso”, conta o médico. Ele destaca que a cirurgia é adequada para todas as áreas onde a musculatura aparece um pouco mais forte e marcada. Ou seja: é indicada para membros inferiores e superiores, bem como para a região do tronco.

Dr. Rafael de Fina explica, ainda, que a principal restrição para a lipo HD é o índice de massa corporal do paciente. “Em alguém com IMC muito alto, a lipoaspiração HD pode ficar artificial e não condizente, o que temos que evitar”, afirma. “Nesses momentos, é interessante tentar perder um pouco de peso antes do procedimento para ter um resultado mais natural”, recomenda o especialista.

Comentários
Assista ao vídeo