Viver - Saúde

Septoplastia: entenda como funciona a cirurgia de desvio de septo

28 de Outubro de 2022

Dr. Matheus Rios esclarece dúvidas frequentes sobre o procedimento e explica os casos em que a cirurgia é indicada

Septoplastia: entenda como funciona a cirurgia de desvio de septo | Foto: Divulgação/ Freepik

Quase todas as pessoas experimentam, em algum momento da vida, a desagradável sensação de nariz entupido. Para alguns indivíduos, no entanto, o incômodo é tão frequente que chega a prejudicar as tarefas do dia a dia. Nesses casos, é possível que o sintoma seja causado por um desvio de septo: um problema bastante comum, mas que, às vezes, precisa ser corrigido com uma cirurgia chamada septoplastia. É o que explica o otorrinolaringologista Dr. Matheus Rios, que também esclarece algumas dúvidas comuns sobre o procedimento.

O especialista lembra que o septo é a estrutura que divide as duas narinas, uma espécie de parede formada por osso e cartilagem. Quando essa “parede” não é reta, ocorre o chamado desvio de septo. O problema pode comprometer o bem-estar dos pacientes ao causar a sensação constante de entupimento, prejudicando a respiração nos exercícios, durante o sono e em outros momentos. O desvio de septo também pode aumentar o risco de sangramentos nasais e sinusites de repetição, além de estar relacionado a queixas estéticas, como o aspecto de “nariz torto”. “A cirurgia para correção do problema, quando bem indicada, pode trazer alívio significativo da sensação de nariz trancado, melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, ressalta Dr. Matheus Rios.

O tratamento para o desvio de septo é sempre cirúrgico, mas nem todo caso precisa ser corrigido. A necessidade de cirurgia deve ser avaliada em consulta com um médico otorrinolaringologista, que também pode pedir exames complementares. Normalmente, a cirurgia é indicada justamente para os casos em que o desvio de septo está associado a prejuízos na qualidade de vida devido à obstrução do nariz.

Ao constatar a necessidade do procedimento, o otorrinolaringologista também pedirá exames gerais para entender o estado de saúde do paciente e analisar possíveis riscos. Dr. Matheus Rios explica que esses exames vão depender, principalmente, da idade e das doenças prévias da pessoa. Ele destaca, ainda, que normalmente a cirurgia não é indicada para menores de 12 anos, já que o crescimento da face ainda não está completo nesta idade. Em alguns casos excepcionais, no entanto, a correção do desvio de septo também pode ser feita em crianças.

A septoplastia é uma cirurgia ambulatorial, ou seja, não requer internação hospitalar na maioria dos casos e é considerada uma cirurgia de baixo risco. Ela é realizada sob anestesia geral e tende a durar em torno de 1h a 2h. Geralmente o procedimento é feito todo através dos orifícios naturais do nariz, não sendo necessários pontos externos.

Dr. Matheus Rios explica que a recuperação do paciente após a septoplastia costuma levar de 7 a 10 dias. Nesse período, não é necessário repouso absoluto, mas é recomendado evitar esforços físicos, abaixar a cabeça ou assoar o nariz. “O pós-operatório da cirurgia de desvio de septo não costuma ser doloroso, mas é comum desconforto devido à obstrução nasal e leve sensibilidade na ponta do nariz”, observa ele.

Comentários
Assista ao vídeo