Informes - Canal Jurídico

TJSP promove posse solene dos desembargadores Iasin Issa Ahmed e Lavínio Donizetti Paschoalão

27 de Outubro de 2022

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, na última sexta-feira (21), a posse solene de dois desembargadores: Iasin Issa Ahmed e Lavínio Donizetti Paschoalão. A cerimônia realizada do Salão do Júri do Palácio da Justiça foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe. Após o Hino Nacional, os magistrados prestaram compromisso, assinaram o termo de posse e foram condecorados com o Colar do Mérito Judiciário.

Orador em nome do Tribunal, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, exaltou a trajetória dos colegas. “Lastreados na certeza constante de novos e bons rumos é que esses dois magistrados aqui se apresentam, mesmo após mais de 35 anos de intensa árdua e profícua judicatura, imbuídos da vontade e garra inerentes aos principiantes. São homens dedicados e preocupados com a realidade, dispostos a cumprir, à risca, o juramento que fizeram como juízes substitutos e que hoje é ratificado e renovado, no instante em que ascendem ao mais elevado degrau de suas impolutas carreiras”, afirmou.

Em seu discurso de posse, o desembargador Lavínio Donizetti Paschoalão lembrou a longa caminhada como magistrado e todo o empenho ao longo de mais de três décadas. “Há 37 anos, ingressei na Magistratura de São Paulo, tomando posse neste mesmo local onde retorno, hoje, para a posse no honroso cargo de desembargador, que marca o ápice da carreira de um magistrado. A luta foi árdua, o trabalho, incessante, muitas vezes com o sacrifício pessoal e da família”, recordou. “Mas o que move o magistrado vocacionado é o amor à Magistratura, a ânsia diuturna da entrega de prestação jurisdicional célere e a bom tempo - e isto sempre procurei fazer, entregando o melhor que tinha”, concluiu.

Em seguida, o desembargador Iasin Issa Ahmed fez uso da palavra e reforçou o compromisso com o Poder Judiciário. “O juramento de fazer cumprir a lei, firmado por mim, há 36 anos, também remoça, mas em tempos difíceis pelos quais o país e o mundo passam”, ressaltou. “Prometo usar de toda a arte de fazer justiça, com o sentimento do que é considerado certo, prudente, e, principalmente, bom. Tenho vívido orgulho de unir-me aos seletos julgadores deste Tribunal e empregarei o melhor de mim na realização do Direito”, complementou o magistrado.

    Ao encerrar a solenidade, o presidente Ricardo Mair Anafe fez questão de cumprimentar os empossados. “Não há tribunal no mundo que julgue o que nós julgamos, com a produção que nós temos. Os senhores integram esse Tribunal neste momento e correspondem ao anseio da Corte, que é o anseio do jurisdicionado: da melhor jurisdição possível, com a brevidade que lhe cabe e com o conhecimento que cada um dos senhores tem. Isso engradece o Tribunal de Justiça”, declarou.

Também prestigiaram a cerimônia o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; os presidentes das Seções do TJSP, desembargadores Artur César Beretta da Silveira (Direito Privado), Wanderley José Federighi (Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (Direito Criminal); a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora Marisa Ferreira dos Santos; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; o vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes; a defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, representando o defensor público-geral do Estado de São Paulo; a subprocuradora-geral do Estado da Área do Contencioso Geral, Juliana Campolina Rebelo Horta, representando a procuradora-geral do Estado; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJM-SP), juiz Paulo Adib Casseb, representando o presidente; o chefe de Inteligência do Comando Militar do Sudeste, tenente-coronel Wallace Marano Silva, representando o comandante; o presidente do TJSP no biênio 2016-17, desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti; o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador José Maria Câmara Júnior; o 1º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Walter Rocha Barone, representando a presidente; o presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o assessor do Decanato do TJSP, juiz Egberto de Almeida Penido, representando o decano; 2º vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Eduardo Marcelo Mistrorigo de Freitas, representando o presidente; o conselheiro do Instituto Paulista de Magistrados, juiz Ricardo Felicio Scaff, representando a presidente; o 1º secretário da Associação dos Advogados de São Paulo, André Almeida Garcia, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM José Raposo de Faria Neto; o vereador Rodrigo Goulart; além de desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, autoridades civis e militares, familiares e amigos dos empossados.

Trajetórias

Iasin Issa Ahmed – Natural de São Paulo (SP), nasceu em 1959. Graduou-se pela Universidade Mackenzie, turma de 1984. Ingressou na Magistratura em 1986, quando foi nomeado juiz substituto da 19ª Circunscrição Judiciária, com sede em Sorocaba. Judicou em São Bernardo do Campo, Bananal, Sumaré, Santo André e na Capital. Em 2014 foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau. Assume a cadeira decorrente da aposentadoria do desembargador Luiz Burza Neto.

Lavínio Donizetti Paschoalão – Nasceu em Engenheiro Balduíno (SP) em 1958 e graduou-se na Faculdade de Direito Riopretense, turma de 1981. Possui pós-graduação Lato Sensu em Direito Privado pela Escola Paulista da Magistratura (EPM). Em 1985, ingressou na Magistratura como juiz substituto da 18ª Circunscrição Judiciária, com sede em Fernandópolis. Também atuou em São José do Rio Preto, Presidente Bernardes, Cardoso, Potirendaba, Mirassol e na Capital. Em 2019, foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau. Assume a cadeira decorrente da aposentadoria do desembargador José Roberto Lino Machado.

Mais fotos no Flickr.

Fonte: tjsp

Comentários
Assista ao vídeo