Viver - Saúde

O AVC é uma doença relacionada com o tempo: a intervenção precoce é essencial

25 de Outubro de 2022

Campanha do Dia Mundial do AVC alerta para o #tempoprecioso, reforçando a importância do rápido atendimento em casos de derrame cerebral

A Organização Mundial do AVC (WSO) afirma que um em cada quatro adultos sofrerá um acidente vascular cerebral, também chamado de derrame, durante a vida. Por isso, o Dia Mundial do AVC, em 29 de outubro, visa aumentar a conscientização sobre a doença em todo o mundo. Um acidente vascular cerebral acontece quando o suprimento de sangue para o cérebro é interrompido, resultando em danos temporários ou permanentes às células cerebrais. Uma pessoa pode se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral, mas aqueles que não se recuperam sofrem sequelas ou, na pior das hipóteses, morrem. O AVC é a causa número um de incapacidades e, também, é a segunda maior causa de morte por doença, estimando-se 6,5 milhões de mortes a cada ano no mundo.

De acordo com informações divulgadas pela Rede Brasil AVC, somente no mês de julho de 2022, o AVC matou 8.758 brasileiros, o equivalente a 11 óbitos por hora, segundo dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. No primeiro semestre deste ano, foram 56.320 vítimas fatais, número acima das mortes por infarto (52.665) e Covid-19 (48.865).

Em 2022, o tema da campanha mundial de conscientização é: Minutos podem salvar (sua independência, sua vida, seu amor, suas memórias, sua mobilidade, etc.). O neurologista do hospital Mater Dei Santa Genoveva, em Uberlândia, Matheus Ferreira Gomes, alerta que as doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, respectivamente, estão em primeiro e segundo lugar dentre aquelas que mais levam ao óbito no mundo. “Um diagnóstico precoce e preciso pode mudar esse desfecho. As campanhas de conscientização são de extrema importância para que os pacientes procurem auxílio médico, tão logo identifiquem sintomas”.

“Conhecer os sinais do AVC é fundamental. Minutos podem salvar a vida, fala, mobilidade e independência do paciente. Os sintomas podem se apresentar ao mesmo tempo ou isoladamente, como: perda de força e/ou sensibilidade, perda da visão, alteração da fala, dificuldade de coordenação motora, dor de cabeça intensa, tontura/desequilíbrio. Ao perceber os sintomas, deve-se procurar um serviço médico com urgência”, explica Matheus.

O Hospital Mater Dei Santa Genoveva foi contemplado com a premiação internacional Strokeready, da iniciativa Angels Awards, que reconhece e homenageia equipes dedicadas à prática relacionada ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e que estabelecem uma cultura de monitoramento continuada. Atualmente, o complexo hospitalar conta com suporte da equipe de neurologia e neurocirurgia, associado às equipes de radiologia e radiologia intervencionista, 24 horas por dia, estando apto a atendimento de pacientes com suspeita de AVC com alta complexidade.

O atendimento rápido, nos casos de AVC, pode fazer total diferença na recuperação do paciente, reduzindo possíveis sequelas. “Assim que o paciente chega ao nosso hospital, passa pela triagem com enfermeiro que, de acordo com a queixa do paciente, iniciará o Protocolo de AVC. O médico de plantão será imediatamente acionado para conferir tempo dos sintomas, chamar o neurologista de sobreaviso, solicitar imagem do encéfalo e exames de laboratório, enquanto a equipe de enfermagem instala monitorização e dois acessos venosos. Imediatamente após o paciente realizar imagem, define-se a abordagem médica direcionada (diferente nos casos de isquemia e hemorragia), e o paciente segue com internação e cuidados específicos”, esclarece Matheus.

Fatores de Risco

A prevenção do AVC é baseada nos fatores de risco, sendo os principais: hipertensão arterial sistêmica, aumento de gordura no sangue, tabagismo e diabetes. Portanto, a prática de exercício físico regular, dieta balanceada, não fumar/cessar tabagismo, são medidas básicas e que podem ajudar substancialmente.

Tipos de AVC e Tratamentos

O Acidente Vascular Cerebral pode ser dividido em dois tipos: isquêmico, quando há o entupimento de um vaso que leva a um infarto encefálico; e hemorrágico quando há rompimento de um vaso com consequente extravasamento de sangue. Então, o tratamento depende do tipo de AVC. “Em comum aos tipos isquêmico e hemorrágico, recomenda-se internação em unidade de tratamento intensivo (UTI) e monitorização contínua dos sinais vitais. Para o AVC isquêmico, caso o paciente chegue em tempo e não tenha contraindicações, pode-se lançar mão de intervenção medicamentosa, com trombolítico (medicamento que vai desentupir o vaso), e/ou mecânica, via trombectomia endovascular. Para o AVC hemorrágico, faz-se necessária uma avaliação para considerar drenagem cirúrgica/correção de aneurisma roto, se for essa a causa”, explica Matheus.

Comentários
Assista ao vídeo