Business -

Professor explica como se desenvolver em uma carreira tradicional com uma grade curricular inovadora

24 de Outubro de 2022

Atualmente, os alunos que estão escolhendo qual carreira seguir no ensino superior podem ficar um pouco confusos com a quantidade de cursos que estão disponíveis. Além dos cursos já tradicionais e reconhecidos, existe também a possibilidade de optar pelos cursos inovadores, o que pode trazer ainda mais ansiedade para quem busca uma profissão.

Foto: Divulgação

Mas você já pensou na possibilidade de os cursos tradicionais oferecerem possibilidades de atuação profissional inovadoras? O que seria isso, afinal? O Coordenador Geral da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, Marcelo Dias, explica que para viabilizar uma atuação profissional inovadora, a grade curricular também deve ser inovadora. Ela deve conseguir fornecer ao aluno uma base bastante sólida de conhecimento associada à inovação tecnológica, com novas formas de ensinar e, também, com professores atualizados e com conhecimentos alinhados às principais modificações do mundo moderno.

"Além dos aspectos listados acima, uma grade inovadora precisa estar muito alinhada às modificações e inovações do mercado de trabalho, de tal maneira que o aluno que procura um estágio já tenha conhecimento dos principais desafios que encontrará no cenário profissional", complementa Marcelo.

Utilizando o curso de Engenharia de Produção da ESEG como exemplo, Marcelo explica como a faculdade aplica uma grade inovadora a um curso tradicional. Por se tratar de uma carreira tradicional, a engenharia de produção tem passado por uma intensa transformação tecnológica nos últimos cinco anos, devido à indústria 5.0. Consequentemente, a grade do curso seguiu a mesma tendência e também passou por uma grande transformação. "Logo no início dessa mudança, inserimos disciplinas de programação com ciência de dados e aulas de estatísticas com uma maior carga horária. Isso ocorreu porque, como muitos dizem, os dados são o novo petróleo. Dessa forma, a grade contempla a ciência de dados, a inteligência artificial e inclui, algo que é muito importante, que é a estruturação das disciplinas e o relacionamento entre elas, onde o aluno verá um assunto importante ao longo de todo o curso", comenta.

Na ESEG, no primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção, o aluno tem uma disciplina denominada IOT (mais conhecida como Internet das Coisas), onde ele começa a produzir protótipos e, assim, passa a reconhecer valor ao conteúdo estudado e às relações com o dia a dia, com melhorias na gestão e produção das empresas e também melhorias no setor de atendimento no campo de serviços, por exemplo. Nas disciplinas com matemática, a Faculdade sempre associa as disciplinas ministradas a casos reais empresariais. Dessa forma, o aluno compreende a importância da teoria, colocando-a em prática.

"Sabemos que apesar de todas as inovações, carreiras como Engenharia e Direito ainda são desejadas pelos jovens. Porém, temos consciência de que não podemos ensinar da mesma maneira como o conteúdo era passado há alguns anos. Por isso, estamos sempre em busca de soluções tecnológicas, cases reais e outros exemplos em que possamos inserir os alunos em atividades de carreiras tradicionais no mundo atual. Aqui, provamos todos os dias que é possível ter uma carreira tradicional com uma grade curricular inovadora", finaliza o Coordenador Geral da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, Marcelo Dias.

Sobre a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa

A ESEG faz parte do Grupo Etapa, instituição com mais de 50 anos de experiência em educação, e conta com diferenciais como grade curricular inovadora, corpo docente atuante no mercado, laboratórios tecnológicos, parcerias internacionais e centro de desenvolvimento de carreira. Atualmente, além do ensino forte, a faculdade oferece cursos de Graduação em Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e de Produção, além de cursos de Pós-graduação, com especializações e MBA, e cursos de Extensão On-line. Para saber mais, acesse o site.

Comentários
Assista ao vídeo