Viver - Saúde

Emagrecimento: Dr. Fábio Strauss explica alguns dos métodos mais indicados para eliminar peso

24 de Outubro de 2022

Reposição hormonal, colocação de balão intragástrico e cirurgia bariátrica estão entre as opções, mas é preciso que um médico avalie a melhor alternativa para cada pessoa.

Foto: Pixabay

Perder aqueles quilos a mais é um desejo bastante comum: de acordo com uma pesquisa recente, quase metade dos brasileiros tenta emagrecer. O caminho para conquistar esse objetivo, no entanto, pode ser tortuoso, já que é fácil encontrar informações imprecisas e até contraditórias sobre os métodos de emagrecimento. Para esclarecer algumas dúvidas, o cirurgião Fábio Strauss explica algumas das maneiras mais eficientes de tratar a obesidade

Ele explica que qualquer meio de emagrecimento parte de um princípio básico: gastar mais calorias do que se ingere. "Todos os métodos têm essa premissa", pontua. A reposição hormonal, por exemplo, busca melhorar o cansaço e a disposição, dando ânimo para uma vida mais saudável. Fitoterápicos muitas vezes também auxiliam no processo. Outro tratamento não-cirúrgico bastante conhecido é a colocação de balão intragástrico, feita por endoscopia. Nesse método, o balão serve como uma barreira física que limita o espaço no estômago, contribuindo para uma saciedade mais rápida e fazendo com que a pessoa coma menos. Há ainda a cirurgia bariátrica, que não é recomendada para todos os pacientes, mas que pode proporcionar excelentes resultados em diversos casos.

Dr. Fábio Strauss ressalta que todos esses métodos são considerados saudáveis desde que sejam indicados e acompanhados por um médico especialista. “Perder peso é muito mais do que uma questão estética, já que contribui para melhorar a saúde e diminuir o risco de várias doenças que têm ligação direta com a obesidade”, destaca. Ele ainda alerta que não se deve tentar emagrecer por conta própria, sem acompanhamento, apenas imitando o que parentes ou amigos fizeram. “Cada pessoa tem um organismo único que deve ser tratado individualmente. Nem sempre o que ajuda uma pessoa vai te ajudar também”, explica.

Para começar um processo de emagrecimento, portanto, um primeiro passo importante é procurar a orientação médica, já que o profissional poderá analisar diversos aspectos da saúde do paciente e indicar o tratamento mais adequado. Numa consulta inicial, o especialista fará perguntas sobre hábitos alimentares e de atividade física, além de questionar desde quando a pessoa está acima do peso e o que já fez para tentar emagrecer. Na conversa, o paciente ainda deverá informar doenças prévias, uso de medicamentos e todo o seu histórico médico, que também serão levados em conta. “Somente assim podemos individualizar o tratamento”, conclui Strauss.

Comentários
Assista ao vídeo