Cultura - Educação

Morro Agudo terá Feira do Livro entre 19 e 22 de outubro

18 de Outubro de 2022

Todas as atividades são gratuitas

Mais uma cidade da região metropolitana de Ribeirão Preto terá Feira do Livro: Morro Agudo. Entre os dias 19 e 22 de outubro, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, realizam o evento literário que traz debates com autores consagrados, atrações da música e do circo, contações de histórias, entre outras atividades voltadas à toda comunidade. A feira acontece gratuitamente com atividades no Palco Principal, localizado na Praça Matriz (Rua Inácio Franco) e no Auditório Euclides Borges da Silva, que fica na EMEF Professora Regina Célia Ferrari Guarnieri (Avenida São José, 1615).

Nesta 1ª edição, a autora homenageada da feira é Clarice Lispector. Descendente de judeus, a escritora nasceu em 1920 na Ucrânia e, no Brasil, viveu nas cidades de Maceió, Recife e Rio de Janeiro, onde morreu em 1977, na véspera de seu aniversário de 57 anos. A autora local homenageada é Maria Aparecida de Souza Barbeti, conhecida como Cidinha Barbeti. Com obras publicadas e consagradas, é responsável pela letra do Hino de Morro Agudo (1981). Escolhido como o professor homenageado da feira, Roberto Alves Teixeira tem seu nome ligado ao Magistério. Ele conta que trabalhou na lavoura desde a adolescência e como pintor, por 19 anos, para ajudar no orçamento familiar e a custear as faculdades de História, Geografia e Pedagogia. Trabalhou por mais de 34 anos como professor na rede estadual, municipal e particular de ensino em Morro Agudo. Aposentou-se em 2014, mas ainda acompanha de perto a Educação, participando de eventos e auxiliando nas solenidades municipais.

Para a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, realizar esse primeiro evento literário em Morro Agudo é uma forma de comprovar que o trabalho da entidade está atingindo o interior paulista de forma positiva. “Acreditamos que esta feira será a primeira de muitos eventos que realizaremos na cidade em parceria com a Prefeitura Municipal. Nossa proposta é, cada vez mais, expandir e proporcionar de forma democrática, o acesso aos livros, à cultura e à informação”.

Para Giovana Alves Jordão, secretária de Educação de Morro Agudo, a feira incentiva a leitura, a escrita e a formação de novos leitores e novas ideias, o que é fundamental para a construção da identidade de uma cidade. “Nossa expectativa é receber toda população e visitantes de cidades vizinhas, estimulando a paixão pela leitura, a educação e a cultura, com alegria e diversão”, acrescenta.

PROGRAMAÇÃO PARA TODA A FAMÍLIA

A solenidade de abertura oficial acontece no dia 19 de outubro (quarta-feira), às 19h30, no palco principal da Praça Matriz.  Na sequência, ao lado de Renato Teixeira, Diego Figueiredo fará um show em homenagem à música raiz. O violonista Diego Figueiredo é uma das revelações da música instrumental brasileira dos últimos anos.  Já Renato Teixeira é compositor, cantor e músico reconhecido pelo seu talento, autor de canções presentes no imaginário da população, como “Romaria” e “Tocando em Frente”.

Na quinta-feira (20), a feira oferece a Contação de História “Vida e Obra de Clarice”, às 8h e 15h, com Evaristo Moura, no Palco Principal da Praça Matriz. Evaristo Moura é ator, contador de histórias, cenotécnico e drag queen. Às 11h, o público pode participar do Sarau “Coisas que eu ouvi no Bar do Fim do Mundo”, com Marcello Gugu e DJ DZ. Marcello Gugu é MC, educador social e um dos grandes nomes do rap nacional.  Em seguida, às 15h, no Auditório Euclides Borges da Silva, da EMEF Professora Regina Célia Ferrari Guarnieri, acontece a palestra "Ler muda o mundo”, com Marcelino Freire, autor de “Angu de Sangue” e “Contos Negreiros” (Prêmio Jabuti), “Nossos Ossos” (Prêmio Machado de Assis). É o criador e curador da Balada Literária.

Para o mesmo dia, às 19h, no Palco Principal (Praça Matriz), está prevista mais uma palestra literária, desta vez com o escritor Ferréz com o tema “Literatura para todos”. Às 20h30, a programação prossegue com show dedicado à obra de Tim Maia e Jorge Ben, "Baile do Síndico”, com a Banda Balaco. A banda é formada por Duda Lazarini (bateria e voz), Rodrigo Skowa (voz e percussão), Bruno Barbosa (baixo e voz), Lelê Fegom (voz), Zé Cândido (guitarra e violão), Leandro Cunha (teclado), Marcelo Toledo (sax e flauta) e Manga Morais (trompete).

A sexta-feira (21) traz mais contação da História: “Clarice e os Bichos”, às 8h e às 15h, com a atriz e contadora de histórias, Monalisa Machado. Às 9h30 acontece o espetáculo teatral circense “De Lucca Circus Show”, ambos no palco principal. Trazendo diferentes técnicas circenses, como equilibrismo, monociclo, escada acrobática e malabarismo, a apresentação, cheia de comicidade, tem suporte nas técnicas da palhaçaria e dos espetáculos de rua.

Às 19h, é a vez do público se encontrar com a poeta, jornalista, escritora, cantora e atriz, Elisa Lucinda na palestra “Palavra sem medo”. A autora tem 18 livros publicados e possui reconhecimento nacional e internacional de seu trabalho literário, especialmente na área da poesia. Autores locais também conversam com o público, a partir das 19h30 no Auditório Euclides Borges da Silva. São eles: Maria Aparecida de Souza Barbeti, Mário Umberto Caputti e Miguel Esteves. Mediação de Giovana Alves Jordão. Para fechar a noite no palco principal, acontece o show com André Frateschi e banda Nice Trip, às 20h30.

No sábado (22), a agenda é diversificada, com a contação de histórias “O pescador e a mãe d´água”, com Renda de Lenda, na Praça Matriz, às 9h e 15h. Criada pelos artistas Carol Capacle e Allê Trajan, a Renda de Lenda atua com contação de histórias, teatro e música popular.  Às 10h30, o “Circo de Dois”, com a Cia Pé de Chinelo, entra em cena, com elementos do teatro e do circo. Às 13h30, acontece o Show da Associação Cultural e Artística de Morro Agudo. Fundada em 1998, é hoje um projeto permanente voltado a adultos e adolescentes, que promove o ensino de prática musical, apresentando repertório variado, composto por dobrados, marchas, sambas, valsas, música erudita, música popular brasileira, hinos e outros.

Às 14h, a modalidade artística que se apresenta no Palco Principal é o Ballet com Bianca Moraes, do Centro de Dança Fernanda Tomael. Às 16h, mais música toma a praça principal com show da Banda Fanfarra Municipal Morro Agudo. Fundada em 2005, a corporação musical começou a ministrar aulas de teorias e práticas musicais para crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais do município. Em 2010, foi transformada em Banda Marcial Morro Agudo Izaias Marthos. Atualmente, é composta por 60 integrantes entre músicos, balizas, linha de frente e corpo coreográfico. Às 19h, acontece a palestra “Vamos falar de poesia?”, com a autora Ryane Leão, que é poeta e professora, com dois livros publicados: “Tudo nela Brilha e Queima” e “Jamais peço desculpas por me derramar”.

O encerramento do evento será às 20h30, com show para toda a família da Banda Pardieiro, que irá resgatar os hits do rock nacional dos anos 80, 90 e 2000. O repertório traz vários sucessos que emplacaram as paradas das rádios e marcaram a época, como Vou Deixar (Skank), Te Levar (Charlie Brown Jr.) e Ana Júlia (Los Hermanos).

SERVIÇO:

Para saber mais sobre a Feira do Livro de Morro Agudo ou acessar a programação completa:

Instagram:

@fundacaolivrorp

@ PrefsMorroAgudo

Sites:

www.fundacaodolivroeleiturarp.com

www.morroagudo.sp.gov.br

Telefones:

Fundação do Livro e Leitura (16) 3911-1050

Prefeitura de Morro Agudo (16) 3851-1400

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro (FIL) da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país, contando com 21 edições realizadas. Em 2020, tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus. Em 2022, o objetivo dos organizadores foi oferecer uma programação com atividades presenciais e outras em formato on-line, reunindo palestrantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades foram gratuitas e abertas à população: salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais. Nesta 21ª edição, o evento registrou um público de 193 mil pessoas - 178 mil participantes de forma presencial e 15 mil acessos on-line, durante 10 dias de programação.

Comentários
Assista ao vídeo