Cultura - Cinema

Novo filme de François Ozon, que celebra Fassbinder, estreia dia 20/10 nos cinemas de todo o Brasil

18 de Outubro de 2022

Longa revisita o clássico "Ás Lágrimas Amargas de Petra Von Kant" e marca o retorno de Ozon à temática lgbtqia+

“Peter Von Kant”, de François Ozon que abriu o último Festival de Cinema de Berlim e foi indicado ao Urso de Ouro, estreia nos cinemas brasileiros dia 20 de outubro. Baseado em “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, obra prima do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder, o longa troca a personagem Petra por Peter, que se envolve amorosamente pelo jovem Amir e marca, assim, a volta de Ozon à temática LGBTQIA+.

No longa, o diretor de cinema Peter Von Kant vive com seu assistente, Karl, a quem constantemente maltrata e humilha. Sidonie, uma grande atriz e musa do passado nos filmes de Peter, o apresenta a Amir, um jovem aspirante a ator. Peter se apaixona pelo rapaz e o convida para morar com ele em seu apartamento e, em troca, lhe abriria as portas da indústria cinematográfica. O plano funciona, mas assim que Amir ganha fama, termina o relacionamento com Peter, que se vê sozinho e obrigado a lidar com seus próprios demônios.

Com atuações brilhantes de Denis Ménochet, na pele de Peter; da deslumbrante Isabelle Adjani, que vive Sidonie; e Khalil Ben Gharbia, como Amir, o filme revisita a obra de Fassbinder, sem deixar de lado a identidade de Ozon. Embora seja menos apegado ao melodrama e mais dinâmico que o original, “Peter Von Kant” se mantém fiel à mesma intensidade emocional, traz a temática LGBTQIA+ e trata, também, de relações de dominação e submissão tanto no plano individual quanto no sociológico, expandindo-se para uma reflexão sobre a própria lógica capitalista que se resvala nas atitudes das pessoas.

Peter Von Kant de François Ozon

2022 / 1h26 / Comédia, Drama

Com: Denis Ménochet, Isabelle Adjani, Khalil Ben Gharbia, Stephan Crépon

Comentários
Assista ao vídeo