Business - Agronegócio

Safra de trigo deve alcançar 10,9 milhões de toneladas em novo recorde

14 de Outubro de 2022

Para Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, produtividade deve seguir em alta caso os investimentos sejam mantidos

A produção de trigo deve bater recorde em 2022. Segundo a consultoria Safras & Mercado, a safra deve alcançar 10,9 milhões de toneladas, aumento de 400 mil toneladas em comparação com a estimativa anterior.

No ano passado a colheita resultou em 7,7 milhões de toneladas, porém o clima favorável gerou a expectativa para uma quantidade maior neste ano. De acordo com o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do Brasil, “a alta se deve não apenas ao clima favorável, mas também à participação dos fertilizantes especiais (solo, folha e tratamento de sementes) para garantir o aumento do teto produtivo das culturas”.

As condições climáticas em algumas regiões, no entanto, ajudaram a reformular as expectativas. No Paraná, segundo maior produtor da temporada, a colheita já alcançou 4,2 milhões de toneladas em comparação aos 3,9 milhões do ano anterior. Os números para o Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, se mantiveram em 5,1 milhões de toneladas.

No Brasil, as plantações de trigo totalizam 3,207 milhões de hectares em 2022, alta de 17,6% em comparação ao ano passado. A produtividade deve chegar a 3,41 toneladas por hectare, contra 2,839 toneladas em 2021.

“Se mantivermos o ritmo de investimentos e aprimoramento de técnicas agrícolas com desenvolvimento tecnológico, novos recordes de safra serão batidos. Isso consolida a posição de destaque do Brasil no mercado global de produção de alimentos e outros produtos agrícolas”, conclui Sodré.

Comentários
Assista ao vídeo