Colaboradores - Mayne Galassi

Como ser feliz?

6 de Outubro de 2022

Em primeiro lugar, precisamos pensar que felicidade é algo relativo, o que me deixa feliz não necessariamente deixa o outro feliz ou faz o outro feliz. Atualmente a vivemos em uma sociedade em que alguns padrões ou conquistas materiais são significados de felicidade, mas temos que tomar cuidado, pois essa felicidade pode ser momentânea, ou nem mesmo chegar a te fazer feliz.

Foto: Divulgação

Talvez ser feliz seja o que todo mundo quer a todo momento. Não é bom sentir raiva, tristeza, nojo e medo, mas será que isso é possível? Felicidade é uma das nossas emoções básicas, é uma emoção positiva, que também mexe quimicamente com nosso corpo, ter sensação de prazer e felicidade é muito bom, faz nos sentirmos vivo e vontade de sentir aquilo de novo, porém, será que devemos e podemos sentir isso a todo momento?

As pessoas estão muito imediatistas, querem reforço imediato, felicidade o tempo todo, prazer intenso e não conseguem mais tolerar frustrações. Cada vez mais vemos compulsões e decisões que resolvem “rápido”. Comida, compras, cirurgias, procedimentos, redes sociais estão cada vez mais comuns. E o motivo? Justamente a resolução de ser imediato e rápido, sem talvez vivenciar um processo de altos e baixos, ou seja, tolerando frustrações.


Pensamos que felicidade seja um estado permanente, que precisamos ter algo para ser feliz. O corpo ideal, o celular de última geração, a roupa mais cool, o namorado(a) perfeito. Talvez seja esse imediatismo e essas “coisas” que você pensa que vai te trazer felicidade, é o que na verdade, te afasta dela!

Precisamos nos acostumar a nos frustrar, a não ter tudo, a frustração faz parte do processo e da nossa vida. Devemos sentir sim todas as emoções e assim aprendermos a lidar com elas, não podemos evitar a tristeza a todo momento, isso é inevitável.

É importante aprendermos a batalhar pelo que queremos, um dia após o outro, de pouco em pouco, com altos e baixos, isso cria resiliência, tolerância e talvez isso pode fazer com que valorizemos momentos de felicidade, que não dávamos valor ou que até mesmo não ficávamos felizes por um pequeno detalhe, como não ter o nariz perfeito ou um celular de última geração. Talvez seja essa caminhada que te traga as pequenas felicidades e que no final, faça tudo valer a pena.

Comentários
Assista ao vídeo