Colaboradores - Mayne Galassi

Todos nós sentimos ansiedade?

6 de Outubro de 2022

Sim, todos nós sentimos ansiedade em níveis e graus diferentes, porém esse sentimento nos acompanha desde o início da vida até o resto dela. Desde quando somos geração na barriga de nossa mãe, costumamos a ter e seguir uma rotina, ela por exemplo é algo que pode nos causar ansiedade, pois esperamos ansiosos pelo nosso alimento, ou até mesmo por ouvir a voz de nosso pai quando chegamos em casa, sempre naquele mesmo horário. E assim a ansiedade segue nossas vidas, durante a infância, adolescência, fase adulta e velhice.

Foto: Divulgação/ Freepik

Ansiedade é algo herdado e está na nossa genética. Há muito tempo atrás precisávamos ficar o tempo todo em alerta, pois éramos homens que caçavam, que precisavam se defender e que passavam por situações de perigo o tempo todo. Isso em nosso cérebro gerava um estado de alerta, liberando os neurotransmissores adrenalina e o cortisol, que são hormônios estressores, deixando nosso corpo preparado e atento, não podíamos dormir e precisávamos ter energia para praticamente sobreviver.

Nosso ambiente de vida mudou, porém, nossa genética não. Nosso corpo se prepara para uma ameaça, porém essa ameaça são situações fictícias, que nós próprios geramos esse pensamento e assim se dá início a sensação de ansiedade.

Os sintomas podem ser desde dores de cabeça, insônia, dores no corpo, dores de estômago, ânsia, taquicardia, tontura, tremedeira, sudorese, até mesmo sensações de morte que levaria a um ataque de pânico.

Se todos nós sentimos ansiedade e não podemos evitar sentí-las, como eu lido com elas quando sentir? Essa é uma ótima pergunta e a dica é: pense sempre no que está acontecendo no momento, na realidade, no aqui e agora, tente questionar seus pensamentos, o motivo de estar pensando em algo ruim e pensar em qual seria a probabilidade de aquilo acontecer, além de tentar dar soluções caso esse problema realmente vir a acontecer. Técnicas de respiração também são muito usadas e eficazes para o controle da ansiedade, já que ela pode gerar taquicardia e falta de ar.

Quando essa ansiedade é sentida de modo intenso e frequente é recomendado a procura de um psiquiatra e um psicólogo. As medicações podem ter papel fundamental em alguns tratamentos, porém não são todos que vão precisar do uso da medicação, muitas vezes a própria terapia pode ajudar. Procure pela Terapia Cognitiva Comportamental, ela tem as melhores evidências atualmente no tratamento da ansiedade.

Comentários
Assista ao vídeo