Viver - Beber e Comer

Conheça as propriedades nutricionais da laranja

5 de Outubro de 2022

Rica em vitamina C, a fruta possui componentes benéficos para saúde, como ferro, fibras, betacaroteno e ácido fólico

Boa para saúde dos olhos, para prevenção da anemia e para a melhora do funcionamento do sistema digestivo, a laranja é uma fruta rica nutricionalmente, com propriedades como potássio, fósforo, cálcio, ácido fólico, vitaminas C, A, B6, B3, flavonoides, betacaroteno, fibras, ferro e zinco. A fruta é versátil e as receitas mais famosas em que é utilizada é o bolo de laranja, chá da casca, suco e biscoito.

Segundo o coordenador do curso de Nutrição do UNINASSAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Diego Ricardo, o consumo da fruta ajuda a proteger contra doenças cardiovasculares. “Isso acontece devido as fibras, a pectina, que ajuda na redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos, porque eles foram camadas de gordura nas artérias, então, essas propriedades ajudam a diminuir a gordura que é absorvida pela alimentação”, conta.

Outros benefícios do consumo da fruta para saúde é o controle da pressão alta, o combate a glicemia, fortalecimento do sistema imunológico, retardo do envelhecimento e mantém os ossos saudáveis. “Tudo isso acontece graças ao consumo regular da laranja. Pode ser sempre uma das melhores opções de acompanhamento da feijoada, por exemplo. Ou o suco da fruta, porque pode ser servido sem açúcar, então é o sumo natural”, finaliza.

Comentários
Assista ao vídeo