Cultura - Educação

A bússola para navegar pelas turbulências geradas por crises e mudanças na vida

5 de Outubro de 2022

Mestre em Psicologia, Juliana Bley norteia o caminho para gerenciar transformações pessoais e profissionais com segurança

Compreender as dificuldades da jornada como verdadeiras aberturas para o autoconhecimento é o convite que a mestre em Psicologia Juliana Bley faz aos leitores em Gestão da Travessia, lançamento da editora Almedina Brasil pelo selo Edições 70. A obra foi escrita para servir de mapa, bússola, remo e colete salva-vidas para aqueles que enfrentam grandes ondas e buscam ferramentas para lidar com transformações pessoais e profissionais. 

Avessa a definir uma fórmula universal sobre como encarar as mudanças na vida, a autora fornece embasamentos teóricos e práticos para formar “barqueiros da própria jornada”. Isso porque, segundo a psicóloga, cada pessoa trilha um caminho único que terá as próprias provações e recompensas. A partir de experiências como psicoterapeuta e vivências pessoais, Juliana mostra nas páginas do livro como a jornada do viver, apesar de sempre imprevisível, pode ser administrada com o conhecimento e as ferramentas certas. 

Algumas pessoas torcem o nariz quando trago a ideia de Gestão para pensar como sair dos nossos mergulhos ao fundo do poço, por se referir a algo muito racional e estratégico. Mas é justamente por isso que recorro a este termo. É unindo razão e emoção, espiritualidade e pés no chão, vontade, mente e coração abertos que a gente consegue criar condições favoráveis para que uma mudança promova crescimento do indivíduo. 
(Gestão da Travessia, p. 34) 

Com uma abordagem sistêmica e integral, que conecta mente, corpo, alma e o contexto coletivo, Juliana Bley incentiva a visualização do futuro com um olhar mais amplo para dentro e para o exterior, atento ao que está acontecendo em um mundo em constante transição. Segundo ela, este é o melhor caminho para amenizar e até mesmo eliminar o sofrimento que as mudanças podem gerar. 

Gestão da Travessia reúne reflexões poderosas sobre a importância de respeitar a ciclicidade da vida, abrir mão de certas conquistas, criar espaço para o novo, entender os tipos e níveis de luto gerados pelas perdas e como encontrar o caminho de volta quando o sentimento de se estar no fundo do poço é avassalador. A obra apresenta ainda recursos, estratégias e atitudes de autocuidado essenciais para encarar situações desafiadoras e momentos difíceis, fortalecendo a resiliência e habilidade de adaptação. 

Ficha técnica 

Livro: Gestão da Travessia - Aprendendo a viver e a cuidar de si em um mundo de ondas gigantes 
Autora: Juliana Bley 
Editora: Almedina Brasil, selo Edições 70 
ISBN: 9786554270038 
Páginas: 138 
Formato: 14x21x0,7 
Preço: R$ 59,00 
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon 

Sobre a autora 

Juliana Bley é cuidadora de gente e barqueira de travessias. Psicóloga e mestre em Psicologia, atua como psicoterapeuta, palestrante e consultora de empresas há mais de 20 anos. A partir de sua experiência com Gestão de Mudanças e Gerenciamento de Crises nos âmbitos emocional e social, especializou-se em Gestão da Travessia. Oferece espaço de reflexão e ação dedicado ao tema das transformações humanas em múltiplos níveis: pessoais, relacionais, coletivas e organizacionais. É uma referência no Brasil no campo da Saúde e Segurança no Trabalho, onde as mudanças são uma constante e a integridade humana é sempre um chamado urgente. 

Sobre a editora 

Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação. 

Comentários
Assista ao vídeo