Cultura - Arquitetura

Plantas nos ambientes e foco no paisagismo estão entre os destaques da 4ª edição da CASACOR

4 de Outubro de 2022

Profissionais comentam tendências e benefícios da presença e integração do verde nos mais diversos tipos de ambientes e dá ênfase no paisagismo

O Jardim dos Alecrins, assinado por Mônica Costa é um dos destaques do paisagismo na 4ª edição da CASACOR Ribeirão Preto e oeferece uma explosão de aromas
Crédito: Carolina Mossin

Trazendo beleza, suavidade e frescor para os ambientes, o paisagismo tem ocupado um lugar de destaque na 4ª edição da CASACOR Ribeirão Preto, que acontece até o dia 30 de outubro. Profissionais da mostra trazem inspirações e ideias para diferentes tipos de áreas internas e externas utilizando plantas e elementos que aproximam as pessoas da natureza.

Um dos projetos que traz toda beleza e leveza do paisagismo aos visitantes é o Jardim dos Alecrins, assinado por Mônica Costa. O protagonista na praça central da mostra é um jardim de sensações que traz uma explosão de aroma causada pelas plantas.

A proposta da paisagista foi um jardim que remetesse ao quintal de casa e o alecrim foi muito importante para esta escolha. Além de resistente e cheiroso, ele tem textura e um tom de verde que se destaca. O espaço conta também com uma mesa de área externa e quatro cadeiras, mobiliário resistente, confortável e de fácil limpeza e manutenção.

“A ideia foi a criação de um local para tomar um vinho, conversar com amigos ou simplesmente contemplar o jardim. Nesta edição, a premissa foi priorizar o bem-estar físico, mental e espiritual, além do conforto e equilíbrio. Partindo do pressuposto, criei um jardim marcado pelo aroma e pluralidade de espécies, onde o alecrim, com seu incrível perfume, forma a base que compõe todo o jardim”, diz a profissional.

Uma das tendências do paisagismo em jardins que se destaca são as árvores. O ipê rosa e o alecrim de Campinas também estão entre as escolhas que compõem o espaço. Junto a elas estão a zâmia de sol, planta robusta e bem marcante, a clusia, arbusto nativo, de 1.5m, que fecha o jardim, evitando interferência externa e algumas obras de arte da Coleção Dog Ballon, produzidas pelos artistas Rafael Pippa e Lucas Bueno, que enriquecem o local.

Já no espaço idealizado pelo profissional Murilo Spagnhol, também é possível conhecer uma diversidade de plantas em um ambiente capaz de desconectar o visitante do resto do mundo. O Jardim Tropical traz o conceito do paisagismo com uma composição de espécies de diferentes alturas, tipos de folhagem e texturas para inserir o ambiente natural no contexto urbano.

“O objetivo é transmitir a sensação de paz, calmaria e relaxamento, fazendo com que os visitantes se desconectem da agitação urbana e contemplem o design biofílico do espaço, como se estivessem caminhando por uma floresta”, explica Spagnhol.

Ele afirma ainda que as pessoas vêm se rendendo cada vez mais à paixão pelas plantas e sugere algumas opções para ter em casa. “Muito mais que um simples hobby, o cultivo e a presença de plantas dentro das casas trazem inúmeros benefícios para a saúde física e mental, além de purificar e umidificar o ar. Sugiro que as pessoas criem seu próprio ‘urban jungle’ - tendência que consiste em criar uma verdadeira floresta em um espaço originalmente urbano - com plantas como são filodendro-ondulato, costela-de-adão e guaimbê, que são espécies de baixa manutenção, decorativas e podem também serem cultivadas em vasos”, comenta o paisagista.

De acordo com Alexandre Tazinaffo, engenheiro agrônomo e especialista em paisagismo, após o período de isolamento social o contato com a natureza se fez ainda mais necessário e as plantas têm tido cada vez mais espaço em projetos que visam garantir conforto e bem-estar. “O paisagismo tem o poder de moldurar toda a arquitetura e a decoração, além de oferecer um toque de humanização para o ambiente, seja ele interno ou externo. Hoje todos buscam por essa qualidade de vida que a natureza proporciona, por isso a tendência é que cada vez mais as pessoas tragam as plantas para dentro da casa ou do ambiente de trabalho”.

Alexandre está à frente da Ambiental Paisagismo, empresa responsável por trazer o verde em diversos ambientes da CASACOR Ribeirão Preto através das plantas, como no Brasilidade, de Vanessa Kimye, onde utilizou espécies como estrelitzia augusta, guaimbê, barba de serpente e yuccas para reforçar a temática.

Os espaços Contêiner de Essências Mels Brushes, de Thais Arruda Campos; Studio da Musicista, de Mateus Passaglia e Nabila Feijó; Living Gaia, de Amanda Andrade e Jaqueline Tessaro; Loft do Designer, de Raphael Ticiano; Lounge VOEPASS, de Roberta de Oliveira e Maísa Rockenbach Bush e Anexo M, de Marcela Tiraboschi, também tiveram um toque do especialista.

No Jardim Tropical, espaço idealizado por Murilo Spagnhol é possível conhecer uma diversidade de plantas em um ambiente capaz de desconectar o visitante do resto do mundo
Crédito: @felipearaujo.online
O Brasilidade, de Vanessa Kimye é um dos ambientes que tiveram o toque de Alexandre Tazinaffo, responsável por inserir as plantas em diversos ambientes da mostra, que acontece até o dia 30 de outubro
Crédito: @felipearaujo.online

A mostra

A 4ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontece na Avenida Carlos Consoni, 220, no bairro Jardim Canadá, até o dia 30 de outubro. Os convites para visitação da mostra estão disponíveis através do site ou na bilheteria do evento.

Programe-se
Data: Até 30 de outubro
Local: Avenida Carlos Consoni, 220, no bairro Jardim Canadá
Horários: Terça a quinta-feira das 15h às 21h/ Sexta-feira e sábado das 15h às 22h e Domingos das 15h às 20h
Ingressos pelo site: CASACOR Ribeirão Preto ou na bilheteria do evento

Comentários
Assista ao vídeo