Cultura - Educação

Raquel Corrêa Kalil El Dib participa do ISFiT - International Student Festival in Trondheim

3 de Outubro de 2022

A jovem ribeirão-pretana Raquel Corrêa Kalil El Dib, 22 anos, acreditou no seu sonho e, durante os seis semestres já cursados na graduação de Relações Internacionais na UnB (Universidade de Brasília), no Distrito Federal, tem traçado uma trajetória em busca da realização profissional. Hoje, caminhando para o último ano do curso de ensino superior, ela já inicia a experiência da carreira escolhida, como estagiária no Ministério das Relações Exteriores e recentemente se inscreveu no ISFiT (International Student Festival in Trondheim) para representar o Brasil, como embaixadora.

Raquel Corrêa Kalil El Dib de Ribeirão Preto-SP, participa do ISFiT | Foto: Divulgação

O ISFit é o maior festival internacional de estudantes do mundo que acontece a cada dois anos na Noruega. Segundo a universitária, os jovens selecionados se reúnem para discutir e trocar ideias sobre um tema específico, que no ano que vem será “Polarização”.

Personalidades como Dalai Lama e Bill Clinton já marcaram presença no evento e estudantes do mundo todo desejam ter   a vivência.  Entre os pré-requisitos dos participantes é preciso ter 18 anos ou mais; ser estudante matriculado (a) entre os anos 2022/2023 em cursos de graduação, pós, cursos técnicos e de idiomas, além de se comunicar em inglês.

Raquel explica que, durante o festival, os estudantes envolvidos têm a chance de participar de vários workshops e discutir diferentes aspectos e desafios relacionados à polarização com alunos vindos de diferentes partes do mundo, o que amplificam as abordagens e o conhecimento adquirido.

Foto: Divulgação

Este é um festival bem antigo, tradicional na Europa e tem ficado mais conhecido na América Latina nas últimas edições”, acrescenta a universitária. O programa acontece a cada dois anos e além de uma agenda rica em conhecimento, também proporciona uma imersão na cultura norueguesa com participação em eventos tradicionais e peças teatrais.

A ideia do festival é realmente reunir estudantes que estejam dentro dos pré-requisitos estabelecidos, para discutirem este tema da polarização, que é um assunto muito importante no mundo político ou das relações internacionais - para entendermos o que estamos vivendo hoje, principalmente no Brasil, levando-se em conta perspectivas variadas e diferentes temas”, explica.

O programa acontece entre os dias 9 a 19 de fevereiro de 2023, e as inscrições estarão abertas até o dia 12 de outubro de 2022.

O ISFiT cobre estadia, alimentação e transporte no país. “Além disso, o participante pode solicitar um auxílio para a viagem, caso necessite”, esclarece Raquel.

Raquel garante que toda essa fase de divulgação está sendo desafiadora, mas afirma: o que a move é participar e ser liderança brasileira neste projeto e de levar também pessoas do Brasil e da América Latina em geral para contextos históricos, que têm pouca voz em eventos e tomadas de decisões internacionais, além de ter a oportunidade de inserir no currículo um festival deste porte”.

Link para inscrições: https://lnkd.in/dt7NBznQ

Para saber mais sobre o festival, acesse:

Instagram: @isfitbrasil23

Comentários
Assista ao vídeo