Viver - Saúde

7 atitudes que você pode começar desde já para melhorar a qualidade da sua pele

27 de Setembro de 2022

Estamos expostos a tantos agressores ambientais que precisamos tomar certos cuidados para proteger a pele do envelhecimento precoce. Dermatologista Dra. Mônica Aribi explica, em sete pontos, como os hábitos de vida podem melhorar a saúde do tecido cutâneo

Sol, vento, fumaça, poluição, produtos químicos, poeira... tudo que entra em contato com a nossa pele pode causar danos. Por outro lado, muitas consequências negativas podem surgir da má alimentação, efeitos adversos de medicamentos, sedentarismo... Afinal, como podemos proteger a nossa pele? “Ultimamente, vários trabalhos têm evidenciado como alguns agressores ambientais e os maus hábitos aceleram o envelhecimento cronológico. A partir do momento em que você diminui a exposição a esses agressores e mantém hábitos de vida saudáveis, com rotina skin-care adequada e uso de fotoprotetor, há uma profunda mudança na qualidade da pele”, afirma a Dra. Mônica Aribi, dermatologista sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. Abaixo, a médica destaca quais são as 7 atitudes que você deve começar a fazer desde já:

Usar filtro solar – A exposição solar sem fotoproteção é o mais importante agressor da pele, por isso o protetor solar é colocado como o creme antienvelhecimento mais importante. “A radiação afeta a pele de diversas maneiras, mas quando a exposição é crônica, há um dano cumulativo, com lesões inclusive no DNA das células, o que provoca reações de mutação celular, com consequente fotoenvelhecimento precoce, inflamação, melasma e um aumento do risco de câncer de pele”, destaca a Dra. Mônica Aribi. “A proteção do filtro deve ser eficiente contra as radiações UVA e UVB, mas hoje é cada vez mais recomendado o filtro solar de amplo espectro, que protege também da luz visível e do calor”, completa a médica. “Esse protetor deve contar com filtros físicos, como o óxido de zinco e dióxido de titânio, associado a filtros químicos para aumentar o grau de fotoproteção, e também pode contar com antioxidantes na fórmula. Além do filtro, evite a exposição direta ao sol depois das 10 horas da manhã até às 16 horas, para evitar o dano oxidativo e a produção de enzimas que degradam colágeno, resultando em uma pele mais flácida, com rugas e manchas”, diz a médica.

Skincare em dia – Ter uma rotina de cuidados diários é muito importante para a beleza e saúde da pele. Você não precisa dos exaustivos 10 passos de beleza da rotina oriental: é só seguir o básico. “Os passos de limpeza, hidratação e fotoproteção são essenciais para manter a pele cuidada e saudável. Consulte sempre um dermatologista, para prescrição de substâncias rejuvenescedoras como alfa e poli-hidroxiácidos, retinoides, vitamina C, ácido ferúlico, Vitamina E, peptídeos, antioxidantes e fatores de crescimento”, explica. “Eles colaboram muito para a hidratação, luminosidade e textura da pele”, completa a Dra. Mônica Aribi.

Diminua o açúcar – Alimentação e pele formam uma relação muito interessante, uma vez que o padrão alimentar pode acelerar ou ajudar a tratar o processo de envelhecimento, segundo a médica. “A ingestão de açúcar em excesso na dieta colabora para um processo de glicação, que é quando as fibras de colágeno e elastina endurecem por reagirem com esses açúcares. Com isso, a pele perde flexibilidade e sustentação. O açúcar também está ligado ao aparecimento de manchas”, explica a dermatologista. “O acúmulo de AGEs (espécies avançadas de glicação) gera ação inflamatória e envelhecimento precoce de todo o sistema. Para reverter esse quadro, é necessário melhorar a dieta, incluindo mais alimentos como fibras, frutas, verduras, legumes, ervas e especiarias, que contêm antioxidantes importantes”, diz a Dra. Mônica. “Da mesma forma, é importante se atentar à escolha dos macronutrientes, preferindo gorduras boas, carboidratos de baixo índice glicêmico e proteínas magras na quantidade adequada”, conta a médica.

Controle o estresse – O cortisol é o hormônio do estresse e ele está relacionado à potencialização do estado inflamatório persistente no tecido cutâneo, o que reduz o tempo de vida e a atividade das células. “E isso contribui para o envelhecimento acelerado”, conta. Segundo a médica, a acne também é uma manifestação comum que tem relação com pacientes que sofrem com o estresse.

Pratique exercícios físicos – “A atividade física estimula a circulação, o que melhora o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Também através da prática de exercícios, nosso corpo consegue lidar melhor com os radicais livres, com a produção extra de antioxidantes endógenos”, enfatiza a Dra. Mônica Aribi. “Correr, fazer musculação, andar de patins, caminhar, tudo é válido para sair do sedentarismo e estimular o nosso corpo”, completa.

Durma melhor – Muita gente não sabe, mas a falta de sono também atrapalha a saúde e beleza da pele. “Não dormir diminui todo o metabolismo do ciclo circadiano, o que compromete o tempo necessário para que ocorra o reparo e regeneração durante o período noturno. Então isso afeta a produção natural de melatonina que também é parte da defesa antioxidante primária do nosso organismo”, explica a médica.

Pare com os vícios – Esqueça o cigarro e as bebidas alcóolicas. Eles não combinam com a saúde da sua pele. “O cigarro acelera o envelhecimento, já que as substâncias tóxicas presentes estão associadas à vasoconstrição periférica, diminuindo o fluxo sanguíneo para o tecido cutâneo e cabelos, o que afeta a entrega de nutrientes para essa região. Isso traz consequências na perda do viço e luminosidade da pele, além de favorecer o amarelamento do tecido; também há uma perda de firmeza por conta da oxigenação e nutrição diminuídas”, comenta a médica. “No caso das bebidas, elas são um dos piores e mais agressivos compostos para destruir a pele. O álcool em excesso pode causar não só a desidratação, mas também a inflamação sistêmica, que colabora para a vermelhidão e envelhecimento da pele. O primeiro efeito é a desidratação, uma vez que, na verdade, o álcool retira todo o fluido da pele. Se você olhar para uma mulher que está bebendo há 20 ou 30 anos e uma mulher da mesma idade que não tem esse hábito, veremos uma enorme diferença na pele. Esse tipo de desidratação causa mais rugas, o que pode fazer você parecer até 10 anos mais velho. O álcool também inflama a pele e está ligado à piora de condições como dermatites, rosácea e acne. O ideal é não beber ou não tornar isso um hábito”, finaliza a médica.

Fonte: *DRA. MÔNICA ARIBI: Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE, Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology e Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, Speaker da Medithread para colocação de fios de PDO corporais, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @dramonicaaribi

Comentários
Assista ao vídeo