Informes - GERAIS

Cinco dicas para melhorar o atendimento ao paciente

22 de Setembro de 2022

Para manter o melhor atendimento possível ao seu público, é essencial para qualquer empresa, independente do seu segmento, atender as demandas e oferecer a melhor trajetória ao cliente.

Foto: Divulgação

Trajeto esse, que abrange desde o primeiro contato até o pós-atendimento, e é o responsável por garantir a volta e a satisfação de seu cliente.

Pela saúde ser uma área de grande concorrência e demanda, é ainda mais importante manter uma boa relação com seus clientes. Seja em consultórios, ambientes de lojas de artigos de saúde, como remédios ou óleos de canabidiol, hospitais, ou clínicas de saúde é essencial entender que a experiência dos pacientes e dos acompanhantes desde sua chegada até sua saída é tão importante quanto os tratamentos e diagnósticos.

Ao agendar uma consulta, os pacientes criam um encadeamento de expectativas e demandas para serem atendidas. Você só terá um resultado positivo se essas necessidades foram bem atendidas ao final do atendimento e tratamento.

Portanto, uma ótima alternativa é facilitar ao máximo a vida desse paciente, começando com um agendamento de consultas rápido, simples e eficaz. Se atente em saber se há preferências por horários e quando há maior disponibilidade para a consulta.

Uma grande tendência na área da saúde são as teleconsultas. Ao oferecer essa possibilidade aos seus pacientes, você economiza tempo dos pacientes, dos médicos e demais colaboradores do seu negócio.

Treinamentos para os colaboradores, ter um atendimento humanizado, padronizado e otimizado pela tecnologia são ótimos investimentos não só de gastos, mas como na equipe e na melhora da experiência de seus pacientes.

Confira 5 dicas para melhorar o atendimento ao seu paciente:

1. Invista no treinamento e na sintonia da equipe

Seus colaboradores são os primeiros a fazer contato com os pacientes e, consequentemente, os responsáveis pela primeira impressão que terão da sua empresa.  Além de afirmar maior excelência no atendimento, treinamentos destinados ao desenvolvimento pessoal dos colaboradores também retém e conserva talentos.

Seu colaborador pode ser muito mais capacitado após um curso de aprimoramento em atendimento ao público, por isso é necessário oferecer o treinamento adequado para cada cargo e entender como investimento, não apenas gasto. Com colaboradores treinados e seguindo a mesma linha de abordagem com os clientes, você garante também uma padronização nos contatos e na comunicação.

2. Aposte em um atendimento humanizado e personalizado

Para melhorar o acolhimento em seu estabelecimento, é essencial que você tenha um atendimento mais humanizado e direto entre cliente e profissional. Um atendimento humanizado e personalizado aumenta a satisfação em cada consulta e ainda fideliza pacientes, que podem divulgar sua empresa para familiares e amigos.

É necessário ter em mente que cada pessoa é única e todas são merecedoras de ser bem tratadas e atendidas com todas as suas singularidades. Mesmo considerando toda a rotina agitada dos profissionais da saúde, é necessário lembrar que não se deve tratar os pacientes como simples números.

Nessas situações a empatia deve estar sempre presente, ouvir e entender seus pacientes é o melhor atendimento que uma instituição pode oferecer. Após os atendimentos, você pode solicitar um feedback ou até solicitar a autorização para enviar e-mails que expliquem mais sobre seu segmento e área de trabalho.

Confira 7 aplicativos médicos para cuidar da saúde dos pacientes:

  • Pillboxie
  • Dietbox
  • SOSPS-Pronto Socorro
  • Boa Consulta
  • Guia dos Exames
  • Medscape
  • Bulas

3. Preze pelo conforto e entretenimento dos pacientes

É ideal ter um espaço adaptado a todos os tipos de demanda e dificuldades para que seu negócio seja confortável e bem apresentado ao seu paciente. É muito importante ter espaços livres para circulação, ter a mobília bem posicionada, degraus e pisos sem desníveis.

Muitas pessoas vão às consultas acompanhadas, por isso é preciso oferecer conforto para os acompanhantes, além de meios de entretenimento na recepção, como uma televisão, revistas e WI-FI liberado, por exemplo.

4. Usufrua da tecnologia para um atendimento otimizado

É importante reconhecer a importância da tecnologia, além de garantir mais segurança e confiabilidade nos dados, ela auxilia no relacionamento com o público e também na otimização de processos internos e gerenciamento da empresa.

Diferente dos arquivos físicos, a tecnologia promove facilidade em manutenções, backups e, em pouco tempo, encontrar elementos para suas ações de marketing, checar prontuário, mandar mensagens e muito mais.

Invista em softwares para otimizar e agilizar rotinas internas e garanta um atendimento otimizado para sua clínica ou hospital.

Confira 6 plataformas que podem te ajudar a otimizar agendamentos de consultas na clínica:

  • Appointlet
  • Calendly
  • Reservio
  • Setmore
  • SimplyBook.Me
  • SuperSaaS

5. Melhore a comunicação entre paciente e colaborador

Escute com atenção o que o paciente tem a dizer e sempre que for transmitir uma mensagem seja claro e específico, assim evitando mal-entendidos. Entender o tipo de paciente é necessário, uns optam por não participar diretamente do processo e tomadas de decisões, outros preferem estar ao lado do médico o tempo todo.

Ao entender as dificuldades e exigências de cada paciente, é possível estar à frente de eventuais problemas, como a falta de algum serviço ou modo de pagamento que o estabelecimento não trabalha, e atender de forma muito mais eficaz às necessidades do cliente, oferecendo soluções adequadas e elevando seu grau de satisfação.

É importante lembrar que o paciente pode não entender a linguagem formal dos médicos, por isso, sempre com responsabilidade e profissionalismo, se comunique com seu paciente de maneira que ele seja capaz de entender, ou seja, usar palavras mais simples e manter a postura calma na hora de transmitir restrições, recomendações e recados.

Tornar a comunicação mais compreensível possível para seu paciente não se aplica não somente aos médicos, mas também aos recepcionistas e todo os colaboradores do estabelecimento. Mesmo nas conversas mais simples, é ideal usar linguagem padrão, sem siglas ou abreviações.

Uma dica é verificar com o paciente se o mesmo realmente entendeu o diagnóstico e orientações para após a consulta. Uma falha na comunicação de orientações pode causar muitos problemas com o atendimento recebido mesmo após o paciente sair do estabelecimento.

Comentários
Assista ao vídeo