Cultura - Música

Performance histórica de Alok e artistas indígenas na ONU é transmitida na Times Square, em NYC

22 de Setembro de 2022
crédito: GETTY IMAGES / Dave Kotinsky

No último final de semana, Alok e os artistas indígenas Mapu Huni Kui, Andreia Yawanawa, Wira Yawanawa, Penanay Yawanawa, Paka Yawanawa, Mani Yawanawa, Laura Yawanawa, Tashka Yawanawa, Kenetsaini Yawanawa, Owera e Tukumà Pataxó entoaram os cantos dos povos da floresta para o mundo. Diretamente do rooftop do prédio da ONU, em Nova Iorque, eles gravaram uma performance histórica que trouxe à agenda global o debate sobre a presença dos povos originários nos espaços públicos e suas sabedorias no tangente da crise climática. Apresentada para um grupo de convidados durante a semana da Assembléia Geral das Nações Unidas, agora é a vez do público geral ter acesso ao conteúdo.

A partir desta quarta-feira (21) até o próximo dia 02 de outubro, a performance artística será veiculada em plena Times Square. Um dos telões de led do famoso quadrilátero nova-iorquino, exibe o vídeo de 7'30" na íntegra com canções que integram o projeto "O Futuro é Ancestral" -aquele que vem sendo considerado o mais importante trabalho realizado por Alok e que se desdobra em álbum musical e documentário a ser lançado oficialmente no ano que vem-. A propósito, algumas cenas desse documentário foram divulgadas também nessa ocasião.

A transmissão na Times Square reafirma o protagonismo das culturas indígenas no mundo. Seus saberes milenares são ferramentas efetivas para a co-criação de um futuro sustentável.

Comentários
Assista ao vídeo