Viver - Saúde

Outubro Rosa - Os benefícios do Pilates na prevenção do Câncer de Mama

22 de Setembro de 2022
Crédito: Pure Pilates

A Campanha Outubro Rosa foi criada em 1980, com o objetivo de trazer prevenção e diagnóstico precoce para o câncer de mama que assola mulheres do país e do mundo todo. E, como prevenção principal, o acesso à mamografia gratuita anual, especialmente no mês de outubro. Mas, além de poder fazer o autoexame e o exame de mamas em uma clínica pública, é preciso também pensar em formas de prevenir o câncer de mama.

Segundo a professora Josi Araújo da Pure Pilates, maior rede de Pilates da América Latina, o exercício como forma de prevenção e ressalta que nada substitui a mamografia e o autoexame. Por isso, costumamos incentivar e explicar a importância de se ir a um posto de saúde realizar a mamografia anual, especialmente mulheres acima dos 45 anos.

Além disso, médicos e especialistas indicam que realizar atividades físicas e se manter no peso ideal também são formas de prevenir a doença. A alimentação adequada é outro ponto importante nesta luta. Alguns motivos pelos quais a atividade física pode promover prevenção:

  • A atividade física pode controlar o sobrepeso, que é um dos fatores de risco para o câncer de mama.
  • Diabetes e outras doenças também podem ser evitadas com exercícios.
  • O Pilates ajuda a controlar os níveis hormonais, que estão também ligados à prevenção do aparecimento de tumores.
  • Além disso, é muito importante citarmos que o Pilates é um exercício muito indicado para o pós-cirúrgico de uma mulher que passou pelo câncer de mama. Seguro e de movimentos lentos, ele permite voltar à rotina de atividades físicas de maneira tranquila e saudável.
  • O pilates, por ser um exercício que promove a drenagem linfática por meio de técnicas de respiração, aumenta a mobilidade, melhora o sono, a elasticidade, a respiração, a postura, os níveis de energia e a disposição, se fazendo especialmente importante e produtivo durante esta fase.

“Prevenir o Câncer de Mama é fundamental e uma luta de todos nós. Que neste Outubro Rosa possamos estimular muito mais mulheres a se cuidarem e se prevenirem contra esta doença que, se descoberta no início, tem altas chances de cura”, finaliza.

Fonte:

Pure Pilates

Site Oficial: www.purepilates.com.br/

Instagram: @purepilatesbr

Facebook: /pure.pilates.br

Comentários
Assista ao vídeo