Cultura - Educação

Luize Valente lança seu primeiro livro para crianças e adolescentes, “A menina com estrela”

19 de Setembro de 2022

A história de uma grande amizade vivida num mundo dividido tem ilustrações de Gisele Daminelli e será lançada com sessão de autógrafos no dia 24/09, na Blooks Botafogo

legenda
créditos

 

Alma e Eva estão crescendo em meio à Segunda Guerra Mundial e são mais do que melhores amigas, são “amigas gêmeas”. Nasceram no mesmo ano, no mesmo mês, no mesmo dia, na mesma cidade, na mesma rua, com apenas algumas horas de diferença. Desde pequenas, gostam de ficar perto uma da outra, de brincar juntas e de se ajudar quando é preciso.

Mesmo tendo, como todo mundo, dois olhos, um nariz e uma boca, muita gente diz que elas são completamente diferentes uma da outra, a tal ponto de não poderem nem conviver na mesma rua, na mesma cidade e no mesmo país. Uma estrela muito antiga, que já serviu de proteção para um rei e seu exército, é um elo entre as duas. A estrela pertence a Eva, que não hesita em dá-la a Alma quando sua amiga gêmea mais precisa.

Com uma delicadeza e intensidade narrativa que vai prender jovens leitores até o fim e a precisão histórica que caracteriza sua obra, Luize Valente, autora do best-seller Sonata em Auschwitz, faz sua estreia na literatura para crianças e adolescentes voltando a um tema que não pode nunca ser esquecido. Em pleno século XXI, quando a humanidade ainda pratica atos de intolerância racial, social, religiosa, sexual, entre tantos outros, uma amizade como a de Alma e Eva é exemplo de resistência e coragem.

O livro é editado pela Pingo de Ouro, editora parceira da LeYa Brasil e dedicada aos jovens leitores de todas as idades. O lançamento com sessão de autógrafos será no dia 24 de setembro, às 16h, na Blooks Botafogo (Praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro).

TRECHO DO LIVRO
“Eva perguntou, então, se não era injusto que nem todos tivessem estrela. O pai abriu a boca para responder, mas, antes que uma palavra saísse, a mãe começou a chorar e deixou a sala. Eva achou melhor não insistir. Nos últimos tempos, a mãe costumava chorar muitas vezes, do nada. Mesmo assim, o pai segurou os braços dela, não com força, mas firmemente, e lhe disse que nunca renegasse aquela estrela. Eva balançou a cabeça e prometeu que nunca a renegaria, embora não entendesse direito aquela promessa. Afinal, ter uma estrela era bom e ninguém renegava o que era bom. A estrela, então, foi costurada no sobretudo dela pela própria mãe. Era bem amarela e tinha seis pontas”.

A menina com estrela

Pingo de Ouro
Autora: Luize Valente
Ilustrações: Gisele Daminelli
Formato: 15,5 x 22,5 x 0,8 cm
Páginas: 120
Preço: R$ 54,00

LANÇAMENTO COM SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Dia 24 de setembro, às 16h
Blooks Botafogo – Praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro

Sobre a autora

Luize Valente é escritora, roteirista e jornalista. Desde 2016, dedica-se exclusivamente à literatura e à dramaturgia. É autora dos romances históricos O segredo do oratório (2012), finalista do prêmio São Paulo de Literatura, Uma praça em Antuérpia (2015) e Sonata em Auschwitz (2017), e do livro de contos Do tempo em que voyeur precisava de binóculos (2019). Seus livros já foram publicados em Portugal, Holanda, França, Itália e Polônia. Uma praça em Antuérpia e O segredo do oratório tiveram os direitos de adaptação para cinema e televisão vendidos. Sonata em Auschwitz integrou as listas de livros mais vendidos da revista Veja, no Brasil, da Livraria Bertrand e da FNAC, em Portugal. É autora, com Elaine Eiger, do livro de fotos Israel: rotas e raízes (1999) e dos documentários Caminhos da memória: a trajetória dos judeus em Portugal (2002) e A estrela oculta do sertão (2005). A menina com estrela é sua estreia na literatura infantojuvenil.

Sobre a ilustradora

Gisele Daminelli sempre gostou de desenhar e pintar. Como não tinha irmãos, passava grande parte dos seus dias desenhando, pintando e admirando as ilustrações dos livros que lia, e imaginando que talvez, um dia, os seus desenhos pudessem ilustrar livros também. O tempo passou, mas o seu amor e dedicação ao desenho sempre se mantiveram presentes. Hoje Gisele trabalha ilustrando belas histórias, como as que você leu neste livro.

Comentários
Assista ao vídeo