Notícias -

Cérebros de homens encolhem até 2% após o nascimento do 1º filho, revela estudo

19 de Setembro de 2022

Em média, os pais de primeira viagem perdem de 1% a 2% do volume do córtex cerebral após o nascimento, mas diminuição não é toda negativa

Um estudo internacional realizado por pesquisadores do Instituto de Saúde Carlos III de Madri, na Espanha, mostrou que o cérebro dos homens passa por modificações em sua estrutura e sofre uma redução de 2% do volume do córtex após a chegada do bebê. As informações são do Rápido no Ar.

Os pesquisadores coletaram dados de 20 homens durante a gestação de suas parceiras e até 8 meses após o nascimento do primeiro filho | Foto: Getty Images 

Já é conhecido que, após a maternidade, há uma diminuição da massa cinzenta do cérebro da mulher, que ajuda a focar no bebê, aumentar a empatia e a aproximação com a criança.

A pesquisa buscava compreender se a transição para a paternidade provocava mudanças anatômicas no volume, espessura e no córtex cerebral.

Diferente das mulheres, os homens não apresentaram alterações nas redes subcorticais límbicas, entretanto houve uma redução no volume do sistema visual e alterações cerebrais no córtex, área do cérebro envolvida na compreensão social.

Os pesquisadores coletaram dados e imagens cerebrais feitas por ressonância magnética de vinte homens durante a gestação de suas parceiras e até oito meses após o nascimento do primeiro filho. O estudo também contou com informações de um grupo controle formado por 17 voluntários sem filhos.

Os resultados sugerem um papel único do sistema visual em ajudar os pais a reconhecer seus filhos e a responder de acordo. Estudar os pais oferece uma oportunidade única de explorar como a experiência parental pode moldar o cérebro humano quando a gravidez não é vivenciada diretamente”, explicaram os pesquisadores.

Os cientistas explicam que a diminuição do cérebro acontece como uma forma de adaptar o indivíduo às alterações promovidas pela paternidade. Entretanto, eles afirmam que ainda é cedo para apontar os verdadeiros motivos e que estudos maiores, com uma população maior de pais precisa ser realizado para chegarem em respostas mais concretas sobre a diminuição cerebral em pais de primeira viagem.

Comentários
Assista ao vídeo