Cultura -

Resíduos recicláveis viram obras de arte em exposição em São Paulo

17 de Setembro de 2022

Resíduos recicláveis de alumínio, fios elétricos, isopor, plástico, papelão, vidro, madeira e ferro dão vida a obras de arte inusitadas na exposição “Reciclos – Criando Novas Perspectivas”, que provoca a reflexão sobre o consumo consciente e a reciclagem. Com curadoria do notável artivista Mundano e realização da Rede Educare, a mostra está em visitação gratuita até 16 de outubro, de quintas-feiras aos domingos, entre 12 e 19 horas, no espaço Unibes Cultural, em São Paulo.

Dividida em cinco ambientes interativos e educativos, “Reciclos” sensibiliza o público para a transformação dos impactos causados pelos resíduos descartados de maneira irregular. O espaço de exposições abriga painéis, esculturas, instalações, vídeos e serigrafia, com recursos de braile, legendas e audiodescrição, que transitam pelo ativismo lúdico de nove artista convidados: André Inea (SP), Felipe Iskor (SP), Kelly Reis (SP), Bruna Serifa (SP), Ever Costa (SP), Rodrigo Machado (SP), Subtu (SP), Luna Bastos (RJ) e Odé Frazão (SP).

“Foi uma felicidade poder desafiar cada um deles, e o que juntos buscamos é que o público crie novos olhares sobre o resíduo e novas perspectivas do uso desses materiais, que são incríveis e que, às vezes, ocupam apenas alguns minutos do nosso dia, sendo descartados em seguida, podendo vir a ficar muitos e até milhares de anos no meio ambiente”, comenta o curador Mundano, que já reformou centenas de carroças de catadores em São Paulo por meio da sua ONG “Pimp My Carroça”.  O artista é conhecido em cerca de 20 países por seus grafites e pinturas “papo reto”, que defendem o meio ambiente e os direitos humanos.

A instalação também convida o público para interagir com espaços temáticos, jogos e oficinas, que promovem curiosidades sobre descarte responsável de resíduos. O ambiente de galeria reúne retratos de 14 catadores brasileiros, com QR Code que direciona para depoimentos em áudio dos homenageados, numa ação que reconhece a importância desses agentes essenciais para a reciclagem. As fotografias fazem parte do livro “Recicladores de Sonhos”, disponível gratuitamente para download em www.redeeducare.com.br, que tira da invisibilidade a trajetória de 30 catadores brasileiros. A obra foi escrita por Jeferson de Sousa.

“Reciclos” também apresenta a “trilha do conhecimento” com oficinas para crianças e adolescentes. “O cenário de descarte inadequado continua sendo um desafio e nós, como resposta, trabalhamos para ampliar o alcance da mostra, trazendo mais recursos de interação e conscientização. A ideia é promover um grande questionamento sobre a herança que estamos deixando para o planeta e para as futuras gerações”, comenta Kátia Rocha, diretora da Rede Educare. Depois de São Paulo, a mostra segue para São José dos Campos, Pindamonhangaba, Salvador e Recife. “Reciclos” tem patrocínio da Novelis e da Ball Corporation via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura.

SERVIÇO

“Reciclos - Criando Novas Perspectivas”

Onde: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo)

Quando: até 16 de outubro de 2022

Visitação: quinta a domingo, entre 12 e 19 horas

Classificação etária: livre

Entrada gratuita

Comentários
Assista ao vídeo