Viver - Beber e Comer

Sem mistério: aprenda a limpar corretamente sua airfryer hoje mesmo

16 de Setembro de 2022

O procedimento é simples e rápido, basta ter atenção em cada uma das etapas.

Sem dúvida, uma das invenções mais práticas dos últimos anos, foi a fritadeira elétrica a ar. Com a proposta de fazer frituras saudáveis, a Airfryer ganhou o gosto popular sendo capaz de preparar todo tipo de alimento, desde salgados a doces. No entanto, pouco se fala sobre os cuidados necessários para manter o equipamento em ordem, como a limpeza dele.

Foto: Divulgação

Sendo assim, separamos algumas dicas para ajudar você na higienização do seu utensílio. Além de manter a airfryer com sua característica saudável, sempre limpinha, a higienização adequada faz com que o aparelho dure bem mais tempo, sem apresentar qualquer tipo de defeito.

Como limpar corretamente a sua fritadeira airfryer?

Primeiramente, você precisa ler o manual de instruções fornecido pelo fabricante. Veja se existem restrições ou mesmo procedimentos de limpeza que devem ser seguidos. Nada melhor do que prestar atenção nas orientações que a própria marca sugere, pois esta é a melhor maneira de manter sua airfryer limpinha e em ordem.

Lembre-se de que o cozimento a ar, por mais que seja prático, também produz gordura e deixa restos dos alimentos espalhados no interior da airfryer. Uma das áreas que mais acumulam resíduos é a que fica em cima da fritadeira. Logo, esse é o local que merece sua total atenção sempre que efetuar qualquer tipo de higienização. Confira o passo a passo mais indicado para limpar a fritadeira e manter sua dieta saudável.

1 – Comece limpando a parte interna da airfryer

A primeira coisa que você deve fazer é desligar o equipamento da tomada a fim de ter mais segurança. Se ele foi usado há pouco tempo, espere até que esteja frio para começar a limpeza. Retire todas as partes removíveis de dentro e passe uma esponja macia com detergente e água em todas as regiões antiaderentes.

Se o cesto for todo aramado, tudo bem. Utilize uma escovinha com cerdas macias para fazer a higienização. Enxágue bastante até garantir que não tenha sobrado nenhum resto de gordura, é possível sentir com o toque, mas cuidado para não engordurar o item com suas próprias mãos.

Toda a parte interna da airfryer pode ser limpa com um pano levemente umedecido somado a gotas de detergente neutro. Utilize outro pano seco e macio para secar. Não use produtos com cheiro ou que sejam corrosivos. Não enxágue o interior; deixe secar naturalmente e só monte novamente o aparelho depois que estiver 100% seco.

2 – Limpando a parte externa

Por fim, você precisa limpar todo o exterior da sua airfryer. Para isso, utilize um pano bem macio levemente umedecido com gotas de detergente neutro. Passe o pano por todo o equipamento até que ele esteja limpinho.

Seque a fritadeira utilizando um segundo pano macio. Pronto! Agora é só esperar que tudo esteja livre de umidade para montar e voltar a usar sua fritadeira elétrica sem problema nenhum e garantindo que os alimentos sejam preparados em um aparelho higienização, livre de microrganismos nocivos, gorduras e resíduos de preparos anteriores.

Atenção! Como mencionado anteriormente, sempre siga as orientações do fabricante quando for realizar a higienização.

Comentários
Assista ao vídeo