Viver - Esporte

Ribeirão Preto tem seu primeiro faixa-preta graduado pela Federação Sul Americana de Krav Maga

12 de Setembro de 2022

O Professor Lucas Soman, responsável pela disseminação do Krav Maga no município, recebeu sua graduação das mãos de Grão Mestre Kobi Lichtenstein, a maior autoridade do Krav Maga na América Latina, no dia 20 de agosto

É faixa-preta! Lucas Soman, instrutor habilitado pela Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), referência mundial em qualidade e a precursora do Krav Maga na América Latina, recebeu sua graduação como faixa-preta, no último dia 20 de agosto, em grande evento realizado no Rio de Janeiro, onde fica a sede da FSAKM. 

Com isso, Lucas é alçado a Professor de Krav Maga e passa a integrar o seleto grupo de 95 faixas-pretas que a FSAKM formou na América Latina em seus 32 anos de história. “Comecei a treinar com 15 anos, por indicação de meus primos e nunca mais parei. Me formei em Administração de Empresas, comecei a trabalhar, mas sempre mantive meus treinamentos, até ser indicado para o curso de Monitor (aquele que auxilia os instrutores nas aulas) e, alguns anos depois, para a Seletiva de Instrutores”, relembra Soman. 

Foi depois de se formar instrutor que Lucas assumiu a responsabilidade de estar disseminar o Krav maga Mestre Kobi em Ribeirão preto há sete anos. “Hoje, ao conquistar a minha faixa-preta, momento singular na minha vida depois de quase 20 anos de dedicação ao Krav Maga, olho para trás e lembro de cada desafio que foi superado para chegar até aqui. A faixa-preta só acrescenta ainda mais responsabilidade para nós que assumimos esse caminho de vida, de conduzir o Krav Maga com ética, lealdade e respeito à sua essência, da forma como foi criado e como Grão Mestre Kobi faz questão de preservar até hoje”, afirma Lucas Soman. 

Merecimento, dedicação e responsabilidade

O israelense Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), que preside a FSAKM, foi aluno direto do criador do Krav Maga Imi Lichtenfeld e também o seu primeiro aluno destinado levar a técnica para além do Estado de Israel. Mais do que ensinar o Krav Maga, a sua missão é a de cuidar para que o Krav Maga de Imi seja preservado exatamente da forma como foi criado. 

Assim, desde a sua chegada à América Latina, mais precisamente ao Rio de Janeiro, Brasil, Grão Mestre Kobi vem atuando com grande responsabilidade e hoje tem o reconhecimento mundial por manter o ensino e a prática do Krav Maga da mesma forma como foi desenvolvido e ainda é utilizado em Israel. 

Isso significa que um faixa-preta formado pela FSAKM realmente está preparado para atuar, caso seja acometido por alguma ameaça ou ataque, mas também para ser reconhecido como um cidadão diferenciado por sua formação. 

Significa também que quando qualquer pessoa procura por um Instrutor habilitado pela FSAKM ele estará treinando com um profissional que um dia já foi um monitor (que após alguns anos de aulas de Krav Maga foi indicado para uma preparação de 80 horas em regime fechado para ser aprovado para a função) que auxiliava seu próprio Instrutor; que foi indicado ao Curso de Instrutores e aprovado em uma seletiva com avaliação psicotécnica, teste físico e exame técnico; que além das 400 horas do Curso de Instrutores, também cursou matérias complementares de anatomia, fisiologia, nutrição esportiva, primeiros socorros, filosofia das artes marciais e marketing, com carga horária mínima de 20 horas em cada matéria, em instituições reconhecidas pelo MEC; e que foi aprovado nas provas finais do curso e em sua monografia. “Isso se traduz em segurança para quem treina”, afirma Grão Mestre Kobi. 

“A rigidez de cada exame, de cada teste, de cada avaliação é o que garante que o Krav Maga de Imi Lichtenfeld se perpetue. Esse é o diferencial da Federação Sul Americana de Krav Maga e é por isso que somos reconhecidos mundialmente pela excelência do trabalho, tanto no mundo civil, quanto no militar, formando uma sociedade melhor por meio do Krav Maga”, completa Grão Mestre Kobi. 

Sobre a Federação Sul Americana de Krav Maga - referência mundial em qualidade, é a precursora do Krav Maga na América Latina. Conta com representação no Brasil, México, Argentina e Portugal, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel. 

É presidida por Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e seu primeiro aluno a sair de Israel para difundir a modalidade. Vivendo no Brasil desde 1990, Grão Mestre Kobi forma e atualiza pessoalmente seus instrutores, garantindo a qualidade e a ética do Krav Maga praticado na Federação Sul Americana de Krav Maga. 

Para saber mais e agendar uma aula experimental gratuita, acesse: www.kravmaga.com.br

Facebook: @mestrekobikravmaga

Instagram: @kravmaga_mestrekobi

Twitter: @KravMagaKobi

Youtube: Krav Maga das Américas

Comentários
Assista ao vídeo