Cultura - Educação

Biblioteca, Fundação do Livro e Leitura e Penitenciária se uniram para levar cultura para detentos

12 de Setembro de 2022

Evento fez parte da programação da 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Atividades culturais na Peniteciária
Detentos durante oficina cultural

A Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ), em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, idealizadora da 21ª Feira Internacional do Livro (FIL), realizou no Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis (SP) duas atividades culturais que contemplaram a Jornada de Cidadania e Empregabilidade. Em um feito inédito, as três instituições uniram a programação e conseguiram realizar os eventos (FIL, BSJ "Literatura Brasileira" e Jornada da Cidadania), que aconteceriam em datas diferentes e em cada unidade, para serem realizados na mesma semana e de forma simultânea.  As atividades integraram a programação da FIL, que aconteceu neste ano de forma híbrida, de 19 a 28 de agosto, em Ribeirão Preto, com mais de 300 atividades gratuitas.

Foram duas atividades realizadas na penitenciária. A primeira, realizada no dia 22 de agosto, foi a palestra "Escrevendo Poesia", com o compositor, mestre em Geografia e poeta, Renan Inquérito e Pop Black, que utilizam a música e a literatura como ferramentas de transformação social. Durante a atividade, Renan Inquérito interagiu com o público e mostrou que o rap é poético e que todas as pessoas podem escrever poesia. Já a oficina "Fanzinando no cárcere", aconteceu no dia 25 de agosto, com o professor e fanzineiro João Francisco Aguiar, coautor do livro “Zines do Cárcere”, que ensinou a arte de criar fanzines. Os participantes criaram diversos zines com mensagens de reflexo reflexão sobre a vida e o cotidiano na prisão. 

“A BSJ tem por objetivo fazer parcerias, estar em múltiplos lugares, apoiando e realizando atividades de incentivo à leitura e a arte”, explica Ciro Monteiro, diretor da Biblioteca Sinhá Junqueira, mantida pela Fundação Educandário de Ribeirão Preto.

Para Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, ampliar os limites do conhecimento e do incentivo à leitura está entre os principais objetivos da FIL. “Neste ano, a Feira do Livro registrou um público de cerca de 193 mil pessoas, sendo 178 mil participantes de forma presencial e 15 mil acessos on-line. Estarmos em novos locais, como no Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis, foi um novo passo para que possamos ampliar nossa base de debates, reflexões e para reforçarmos nosso papel sociocultural. O que comprova que a feira é encontro, e principalmente nesta edição, reencontro e conexão”.

Comentários
Assista ao vídeo