Em seu primeiro mês completo de vendas no Brasil, novembro, o Novo Golf já levou a Volkswagen à liderança do segmento de hatches médios no mercado brasileiro. Após os primeiros emplacamentos em outubro, a marca comercializou no mês passado 2.034 unidades do modelo, um volume 15,7% à frente do segundo colocado do segmento. Produzido em Wolfsburg, na Alemanha, o Novo Golf chegou em setembro para estabelecer novos padrões de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segurança em seu segmento de mercado. O modelo é oferecido no Brasil nas versões Highline e GTI.
“A excelente receptividade do consumidor brasileiro ao Novo Golf mostra que a Volkswagen do Brasil tomou a decisão acertada ao importar o modelo da Alemanha e, mais ainda, ao resolver fabricá-lo na unidade de São José dos Pinhais. Em nossa estratégia de globalização tecnológica, ofertaremos aos nossos clientes brasileiros um número cada vez maior de produtos e de tecnologias mundiais de última geração do Grupo Volkswagen”, declarou Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.
De acordo com a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks, o Novo Golf é um produto fundamental para a realização da estratégia do Grupo Volkswagen, que visa conquistar a liderança do mercado global em 2018. “Além de adicionar um volume expressivo de vendas à marca, o Novo Golf também contribui para fortalecer a imagem da Volkswagen como a marca de alto volume mais inovadora do mercado mundial”, comentou.
O novo Golf trouxe para o mercado brasileiro e para seu segmento o melhor da tecnologia, o melhor da inovação, o melhor da Volkswagen em um único carro.
Os motores utilizados no Novo Golf são exclusivamente TSI, turbocomprimidos e com injeção direta (quatro válvulas por cilindro e quatro cilindros). A versão Highline traz o motor 1.4L TSI BlueMotion Technology de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf na extensa faixa de 1.500 rpm a 3.500 rpm. Esse motor pode ser combinado à transmissão manual de seis velocidades ou à transmissão automática DSG de 7 marchas, com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). Independentemente da transmissão, o Novo Golf Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança 212 km/h de velocidade máxima.
O Novo Golf GTI é equipado com um avançado motor TSI - um motor a gasolina de dois litros de cilindrada, turboalimentado e com injeção direta. O 2.0 TSI gera 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm. A conhecida agilidade do Golf GTI foi elevada mais uma vez, em relação ao modelo anterior. Resultados: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos e a velocidade máxima é de 244 km/h.
Todos os modelos Golf da sétima geração vendidos serão equipados de série com sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista) e Controle Eletrônico de Estabilidade “ESC”. São equipamentos de série em todos as configurações do Novo Golf os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem “EBD” e controle de tração “ASR”.
O Novo Golf é equipado de série com o sistema de infotainment de última geração com rádio CD Player, Bluetooth, tela sensível ao toque (touchscreen) de 5,8”, freio de estacionamento com função “Auto Hold”, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, alerta de perda de pressão dos pneus e sistema Start-Stop.
Está, ainda, à disposição o controle adaptativo de distância e velocidade (ACC), com Front Assist e função de City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência Urbana), Driver Alert System (Detector de Fadiga) e a última geração do assistente de estacionamento automático Park Assist 2.0, “Park Pilot” – sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assim como o assistente de luz dinâmico DLA – Dynamic Light Assist.
Pela primeira vez o Golf é oferecido com um sistema de seleção do perfil de condução (opcional). Por meio da tecla “Mode”, localizada ao lado da alavanca de câmbio, é possível selecionar quatro modos de condução: Eco, Sport, Normal e Individual.
De série o Novo Golf traz, ainda, vidros com isolamento térmico, ar-condicionado digital com duas zonas “Climatronic”, encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos externos elétricos, indicador de temperatura externa, vidros elétricos, limpador do vidro traseiro com temporizador, coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura no banco do motorista, travamento central com controle remoto, ajuste de altura e sistema de pré-tensionamento dos cintos de segurança dianteiros, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça otimizados para máxima segurança e gavetas sob os bancos dianteiros.
E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras com iluminação de LED, volante multifuncional, rodas de liga leve com 16 polegadas, bancos esportivos com material exclusivo e apoio lombar na dianteira, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem, comandos rotativos cromados para as luzes e ajuste dos espelhos externos, redes nos encostos dos bancos dianteiros e compartimento com tampa no teto, tomada 12V adicional no porta-malas, espelho iluminado nos para-sóis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, “Park Pilot”, sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete, volante de direção e manopla do câmbio revestidos de couro.
Novo Golf é o "Carro do Ano Mundial de 2013"
Em março, um júri internacional de jornalistas especializados escolheu o Novo Golf como o “Carro do Ano Mundial de 2013” (“World Car of the Year”). O prêmio internacional foi entregue no Salão Internacional do Automóvel de Nova York. O modelo também conquistou o título de “Carro Europeu do Ano 2013” (“Car of the Year”). Em novembro, o Novo Golf venceu o prêmio Americar 2013, considerado o melhor carro importado pelos jornalistas especializados da América Latina, e venceu o Car Award 2014, como o melhor carro importado, em votação pela internet realizada pela revista Car Magazine.