Colaboradores - Tô Na Fama

Jogando futebol na Europa, Victor Jambassi fala sobre experiência de morar sozinho longe do Brasil

5 de Setembro de 2022

Muitos jovens nutrem a vontade de morar sozinho, longe de casa e sem pessoas vigiando seus passos. Victor Jambassi, jogador brasileiro do futebol europeu, não faz parte desse grupo de jovens.  

Foto: Divulgação

Ele conta que sempre foi muito apegado a família e a saudade sempre apertava quando ia para alojamentos de clubes quando morava no Brasil. “Mesmo com muitos companheiros nos alojamentos e me dando bem com todos eu sentia muita falta da minha família e da minha casa”, diz Victor. 

Segundo ele, quando surgiu a oportunidade de ir para a Europa, a distância de casa e da família pesou muito na hora de tomar a decisão de partir. A família se preocupava com esse seu sentimento, mas mesmo assim a mãe e o padrasto sempre incentivavam e apoiavam fazendo tudo ficar mais fácil e tranquilo.  

Ao chegar em Portugal, país com uma cultura totalmente diferente da brasileira, Victor ficou completamente encantado com tudo e se sentindo em casa, mas o sentimento de saudade persistia. Ele estava convicto que a nova empreitada seria um grande desafio em sua vida.  

Foto: Divulgação

Quando recebemos a notícia que o campeonato iria acabar por causa da pandemia foi um choque muito grande. Eu fiquei sem chão e só pensava em voltar para minha casa no Brasil. Para complicar, os aeroportos estavam fechados e confesso que foi a pior fase da minha vida. Não tinha vontade para nada e estava completamente desanimado. Minha família me deu muita força e assim coloquei na cabeça que tudo aquilo era uma fase que passaria. Eu precisava ficar bem não só fisicamente, mas também mentalmente”, completa o brasileiro.

A pandemia foi uma fase difícil para todo mundo, mas serviu para Victor como aprendizado. Ele aprendeu a se conhecer melhor chegando aos seus limites passando a enxergar o mundo de outra forma.

Na parte profissional me dediquei e treinei muito durante a pandemia. Quando a temporada de jogos recomeçou eu sentia que estava bem. A lição que ficou para aquele garoto que não via a hora de voltar para casa, depois de três anos morando fora, foi que tudo na vida serve como aprendizado para seguir em frente”, finaliza Victor Jambassi.

Foto: Divulgação

Para acompanhar mais sobre sua carreira e seu cotidiano seu Instagram é @victor Jambassi  

Comentários
Assista ao vídeo