Viver - Saúde

Você sabe o que gera ansiedade? Entenda alguns pontos importantes!

2 de Setembro de 2022

Entender o que gera ansiedade é uma das coisas mais importantes para quem sofre com esse problema. Afinal de contas, você sabe: eliminar um problema pela raiz sempre pode ser decisivo para o tratamento.

Foto: Divulgação/ Pexels

No entanto, é preciso buscar ajuda profissional para entender o que gera ansiedade em você. Afinal, podem ser inúmeras situações - e não apenas uma coisa ou outra. Os seres humanos são complexos e não há “receita” para definir isso ou aquilo. Mas sim, o estudo de caso a caso.

Neste artigo, entenda um pouco mais sobre o que gera ansiedade e alguns pontos importantes.

O que gera ansiedade?

  • Sentimentos obsessivos e exagerados.
  • Algum evento traumático.
  • Genética.
  • Excesso de expectativas.
  • Uso de drogas.

A seguir, entenda um pouco mais sobre cada um dos pontos acima.

Sentimentos obsessivos e exagerados

Os sentimentos obsessivos e exagerados geralmente podem trazer ansiedade em vários níveis. Afinal de contas, estamos falando de uma condição que gera desconforto e pode criar altas expectativas para determinadas situações.

Há níveis elevados e níveis mais baixos de ansiedade a partir desses sentimentos. É preciso sempre buscar ajuda profissional para entender tudo.

Algum evento traumático

Um evento traumático, independente de qual for, pode ser bastante complicado para a estrutura psicológica do indivíduo. Afinal de contas, é algo que não se espera e pode abalar bastante.

Tanto um acidente, quando alguma ocorrência de violência ou até mesmo a perda de um ente querido, pode desenvolver problemas de ansiedade no indivíduo. É preciso buscar ajuda para tratar.

Genética

Você sabia que até mesmo a genética pode causar ansiedade? Sim, pode ser que o DNA esteja comprometido com genes que desenvolvem a ansiedade. Eles podem ter informações valiosas para o organismo e assim deixar o indivíduo mais propício a ter ansiedade por causa da genética.

Buscar ajuda profissional é muito importante.

Excesso de expectativas

O excesso de expectativas é também um fator determinante para criar expectativa. Isto é, quando você espera demais por alguma coisa ou algum acontecimento, isso pode deixar o dia a dia bem desconfortável.

Por isso, é importante saber manter o equilíbrio para as situações do dia a dia. E se você tiver dificuldades com isso, buscar ajuda psicológica é importante para entender como ressignificar.

Uso de drogas

O uso de drogas como ayahuasca, cocaína, maconha, cerveja, droga Krokodil ou qualquer outro tipo de droga lícita ou ilícita, pode desenvolver ansiedade. Afinal, as drogas viciam e fazem o cérebro criar condições de necessidade muito agudas.

Para quem usa drogas ou substâncias viciantes, a ansiedade pode surgir em vários momentos do dia - mesmo que o momento não tenha relação com o uso ou não das substâncias.

Cuide-se!

Comentários
Assista ao vídeo