Viver - Saúde

Conheça as 10 principais causas da queda de cabelo

1 de Setembro de 2022

Segundo levantamento, gravidez e amamentação estão na lista de maiores influências do problema

O cabelo é parte importante da identidade de cada pessoa. Cortes, colorações, alisamentos, apliques e assessórios nos cabelos ajudam a compor um visual, além de terem o poder de transformar a aparência da pessoa. O cabelo também, muitas vezes, pode afetar em muito a autoestima.

Porém, perder fios em excesso, muitas vezes, é parte frequente da vida de muitas pessoas. Vale lembrar que em média, uma pessoa adulta tem entre 100 e 150 mil fios de cabelo e é normal perder cerca de 100 fios diariamente. Mas se a queda for maior e duradoura pode indicar algum problema na saúde, e a pessoa deve ficar atenta aos sinais, para procurar um médico se a situação sair de controle.

Segundo Ana Lúcia Coutinho, Diretora Médica do Grupo Pierre Fabre, “o eflúvio, ou seja, a perda capilar abrupta provocada por fatores externos, pode ocorrer por várias razões. As principais são estresse, uso de medicamentos, traumas, doenças desde às mais simples, como uma gripe, deficiências nutricionais, etc. Uma situação também bem comum é a queda de cabelo ao final da gravidez e período de amamentação da mulher”, explica a especialista.

Principais causas da queda:

  1. Anemia ou falta de nutrientes no organismo: a deficiência de ferro provoca redução de hemoglobina, proteína presente no sangue e responsável pelo transporte de oxigênio. Essa deficiência no organismo provoca cansaço excessivo, palidez, além de queda de cabelo. Entre os principais problemas apontados pelos dermatologistas, a falta de nutrientes como vitaminas e sais minerais são os mais comuns.
  2. Danos e fricção, ao prender ou pentear o cabelo: Essas ações quebram a cutícula do cabelo, aumentando a queda natural para até 300 fios por dia.
  3. Estresse ou situações traumáticas: Passar por uma situação em que o mental é exigido demais, onde há muita preocupação e ansiedade, pode duplicar ou até triplicar a queda de cabelo.
  4. Síndrome metabólica, ou seja, a junção de problemas de saúde como diabetes, hipertensão, obesidade e triglicérides altos: como essas doenças podem impactar os vasos que irrigam o couro cabeludo, o sangue pode não chegar como deveria nessa área.
  5. Cigarro e medicamentos em excesso: As substâncias químicas presentes podem enfraquecer os fios levando a uma degeneração dos vasos sanguíneos do couro cabeludo.
  6. Disfunções na tireoide: Hipertireoidismo, que acelera o funcionamento metabólico acelera a reposição celular do couro cabeludo, deixando a região mais exposta. Já no hipotireoidismo, por baixa taxa metabólica, a renovação capilar sofre desaceleração e os fios enfrentam maior dificuldade para se desenvolverem.
  7. Problemas intestinais: O aparelho digestivo é o responsável por absorver os micronutrientes dos alimentos, porém isso pode não ocorrer por alguma inflamação ou doença, como nas síndromes disabsortivas ou de má absorção (SMA).
  8. Infecções e inflamações do organismo: Desde simples resfriados até a infecção causada pela Covid-19 provocam quedas nos fios. A queda provocada pela Covid, inclusive ocorre de forma mais precoce durante a infecção e pode demorar mais para ser corrigida, quando comparada a outras formas de queda capilar (eflúvio).
  9. Doenças autoimunes: Nestas desordens o organismo perde a capacidade de reconhecer o que é “original de fábrica”, levando à produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo, precipitando a queda capilar.
  10. Gravidez e amamentação: Durante a gravidez, o organismo materno tem a sua demanda de nutrientes aumentada, provocando queda capilar, que cresce após o parto. Já na amamentação, a perda de cabelo é mais intensa nos primeiros meses após o nascimento no bebê, mas geralmente diminui com o tempo. Isso se deve a alterações hormonais características desta fase.

Protocolo para queda de cabelo

Os laboratórios Ducray, que possuem mais de 90 anos de pesquisa e inovação e são líderes na Europa para tratamento de cabelos, recomendam alguns pontos importantes na rotina de cuidados com o couro cabeludo e os fios, principalmente quando a pessoa está enfrentando a queda. Confira a seguir:

Lavagem: Apesar do senso comum, não se deve diminuir a rotina de lavagens, pois isso causa uma percepção errônea de que a queda ocorre no banho, uma vez que os fios que estão prestes a cair se acumulam no couro cabeludo por mais tempo quando as lavagens são suspensas. A frequência ideal de lavagens vai depender do tipo de cabelo e deve ser orientada pelo dermatologista em consulta.

Produtos: Deve-se também ter maior atenção ao tipo de shampoo utilizado. Prefira os menos agressivos para uso diário. Já tratamentos químicos como pinturas e alisamentos, se possível, devem ser evitados. Como o fio costuma afinar nessa fase, convém a realização de um novo teste de mecha pelo profissional que realizará o procedimento.

Escovação: Assim como a lavagem, a escovação é uma das ações que normalmente as pessoas suspendem durante a perda capilar dando a falsa percepção de que diminui a queda. Porém, como explicado no caso das lavagens, a escovação também só mostra a queda dos fios que estavam prontos para cair.

Suplementos: O uso de suplementação oral é indicado, mas deve ser recomendado por seu dermatologista. Para evitar expectativas irreais, da mesma forma como não existem medicamentos, não existem suplementos que previnam ou bloqueiem o processo de queda. O papel do suplemento é ajudar novos fios a crescerem de forma mais rápida e com melhor qualidade. Isso acelera a recuperação do volume capilar após o eflúvio.

Produtos que auxiliam no nascimento do novo cabelo!

A Ducray, líder na Europa em produtos para tratamento de queda e outras patologias capilares, elaborou um protocolo antiqueda que conta com o suplemento de vitaminas Anacaps ACTIV+, o shampoo antiqueda Anaphase+ e a Loção antiqueda Creastim Reactiv, que podem ser utilizados em monoterapia ou juntos para melhorar efetivamente a queda capilar.

Anaphase+ é um shampoo dermocapilar com resultados comprovados, com redução de 88% na queda capilar¹, além disso, atua no crescimento e fortalecimento dos fios. O produto possui uma combinação exclusiva de ativos Ruscus, Monolaurina, Biotina, Vitamina B6 e D-Panthenol, atuando direto na vascularização do couro cabeludo, o que permite maior aporte de oxigênio, nutrientes e fatores de crescimento capilar circulantes na região do bulbo. Todos os ativos participam ativamente do suporte nutricional necessário à geração de fios fortes e resistentes. Recomendamos a lavagem do couro cabeludo com o produto 3x na semana, sempre deixando-o em contato por 2 a 3 minutos, por um período mínimo de 3 meses.

Já a fórmula exclusiva das cápsulas de Anacaps ACTIV+ age de dentro para fora, fortalecendo desde a raiz até as pontas, fornecendo os nutrientes essenciais para o cabelo e diminuindo a queda. Além disso, contém 100% da dose diária recomendada pela ANVISA de ferro, biotina, zinco e selênio, elementos fundamentais para a manutenção de madeixas saudáveis, garantindo um cabelo 94,6% mais forte, 91,4% mais denso e aumentando em 86,5% o volume capilar².

A loção antiqueda Creastim Reactiv, por sua vez, é indicada para combater a queda ocasional dos cabelos. Sua fórmula traz uma combinação exclusiva de ativos como tetrapeptídeo, creatina e complexo de vitaminas B5, B6 e B8, que agem de forma sinérgica no combate à queda de cabelo ocasional.

Estudos apontam sua eficácia comprovada desde o 1º mês de uso, demonstrando uma redução de 84% na queda, além do favorecimento do crescimento de novos fios e aumento da força e do volume dos cabelos³. Os resultados definitivos aparecem em até dois meses de tratamento.

BÔNUS: Creastim Reactiv pode ser utilizada por grávidas a partir do 3º trimestre, lactantes e em pacientes com couro cabeludo sensibilizado por tratamentos oncológicos.

A premissa da Pierre Fabre é justamente cuidar da saúde de modo geral. As marcas do grupo promovem tratamentos dermocosméticos além de atuarem na área farmacêutica. No Brasil, Ducray traz soluções capilares para o dia a dia, tratando desde problemas de queda capilar e ofertando até suplementos alimentares.

Sobre Ducray - 90 anos de inovação útil

Albert Ducray, jovem cabelereiro e filho de dermatologista, que nasceu com o século, em 1901, percebeu o quanto os pós de sabão, utilizados na altura como shampoo, enfraqueciam e tornavam o cabelo opaco. Criou sua própria marca, Dr. Ducray, em 1929, com a invenção de uma gama vanguardista de shampoo em doses individuais, adaptados aos diferentes tipos de cabelos. Em 1969, Ducray encontra Pierre Fabre e o resultado é uma convergência dos pontos de vista e uma ambição comum. Esta aliança conferiu à marca um novo balanço e acelerou o seu desenvolvimento.

Ducray, do cabelo à pele - Na década de 1980, graças à confiança concedida pelos médicos, a marca aceita um novo desafio do tratamento da pele. A marca seguiu assim o seu rumo na investigação dermatológica e concebeu um conjunto de soluções específicas para tratar as desordens capilares e dermatológicas. Hoje, Ducray ultrapassa fronteiras e está disponível em mais de 80 países e tem produtos que tratam desde queda de cabelo até os mais modernos tratamentos faciais.

Comentários
Assista ao vídeo