Notícias - Motor

Ford Bronco comemora 57 anos e ganha série especial nos EUA

1 de Setembro de 2022
  • O primeiro veículo a ser chamado oficialmente de utilitário esportivo é homenageado com a edição limitada “Heritage”
  • Com mais de 1 milhão de unidades produzidas nas primeiras gerações, o Bronco tornou-se um ícone cultural de aventura e liberdade
  • Lançado no Brasil em 2021, o Bronco Sport combina excepcional performance e capacidade off-road com versatilidade para o uso diário

O Ford Bronco completou 57 anos de lançamento, comemorados com a apresentação da edição especial “Heritage” nos EUA, inspirada no modelo original. Primeiro veículo a ser chamado oficialmente de utilitário esportivo, o Bronco foi produzido de 1965 a 1996 e voltou em 2020 com uma geração totalmente nova, representada no Brasil pelo Bronco Sport.

Em seus primeiros 30 anos de história, o Bronco teve mais de 1 milhão de unidades produzidas e tornou-se um ícone cultural, que simboliza um estilo de vida e a liberdade de chegar a qualquer lugar. Além de reunir milhares de entusiastas em fãs-clubes, foi celebrado em mais de 1.200 filmes e 200 músicas.

Concebido por Donald Frey e Lee Iacocca, os mesmos criadores do Mustang, o primeiro Bronco tinha como proposta combinar a robustez dos jipes 4x4, popularizados na guerra, com um padrão maior de conforto e dirigibilidade para uso civil. Ao longo das cinco primeiras gerações, tornou-se menor, mais leve e, entre outras inovações, introduziu a suspensão dianteira independente.

Em junho de 1996, a produção do Bronco foi interrompida. O gosto dos consumidores americanos estava mudando e o robusto SUV de duas portas foi substituído na linha Ford pelo Expedition de quatro portas. Porém, muitos fãs não se conformaram, como a comunidade Bronco Nation e a equipe Bronco Underground, formada por funcionários da Ford, que desde então trabalharam para trazer o veículo de volta.

O resultado veio em 2020, quando a Ford lançou a nova geração global do SUV. Em 2021, o Bronco Sport chegou também ao Brasil, combinando excepcional performance, capacidade todo-terreno e versatilidade para o uso diário com alto padrão de segurança, conveniência e conectividade.

Equipado com motor 2.0 EcoBoost de 253 cv, transmissão automática de oito velocidades, tração 4x4, diferencial traseiro blocante e sete modos de gerenciamento de terreno, ele encara qualquer trilha com muito requinte. Além de bancos parcialmente de couro com aquecimento, vem com 9 airbags, piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre, faróis de LED com luz alta automática, som B&O e carregador sem fio para celular.

Comentários
Assista ao vídeo