Viver - Saúde

Trombose pode causar morte sem tratamento adequado

31 de Agosto de 2022

Cirurgiã vascular Leticia Costa explica causas, sintomas e tratamentos para doença

A trombose é uma doença perigosa. Responsável pela morte de uma a cada quatro pessoas no mundo. No Brasil atinge 180 mil pessoas por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), mas ainda é uma condição muitas vezes esquecida mesmo diante da gravidade. Para alertar e conscientizar a população no dia 16 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose.

Foto: Divulgação

A cirurgiã vascular Leticia Costa explica que a trombose é o entupimento de uma veia por um coágulo de sangue denominado trombo. “O paciente com trombose apresenta dor e edema súbitos na perna acometida, endurecimento da panturrilha que é o local mais comprometido, vermelhidão e calor local”, explica.

Em muitos casos mesmo com esses sintomas as pessoas demoram para procurar atendimento. “Em caso de dor na perna e inchaço súbito sempre procurar um médico. Trombose pode complicar com embolia pulmonar e levar a óbito. Não deixe de procurar atendimento na dúvida”, acrescenta a cirurgiã vascular.

A trombose pode ser causada por vários fatores. Desde “histórico familiar e pessoal de trombose, imobilização prolongada, uso de hormônios, após procedimentos cirúrgicos, câncer, varizes, gestação e puerpério”. A doença não escolhe sexo, mas as mulheres são mais acometidas.

Mesmo sendo uma doença que requer muita atenção, a médica ressalta que o tratamento na maioria das vezes não é complexo. “Normalmente o tratamento é clínico com uso de anticoagulantes. Em muitos casos, o tratamento é domiciliar não necessitando de internação hospitalar. Em casos extensos e mais graves pode ser necessário intervenção cirúrgica”, detalha a cirurgiã vascular, Leticia Costa.

Comentários
Assista ao vídeo