A missão Artemis I faz parte dos preparativos para um voo tripulado ao satélite, previsto para os próximos anos
Após adiar a missão por problemas técnicos, a Nasa remarcou, nesta quarta-feira (31/8), o lançamento à Lua do foguete do Space Launch System (SLS – Sistema de Lançamento Espacial, em tradução livre) e da espaçonave Orion para este sábado (3/9). As informações são do Metrópoles.
Foto: Reprodução/ Twitter |
A missão Artemis I é a primeira de uma série do programa que pretende consolidar a presença humana na Lua e faz parte dos preparativos para um voo com astronautas, previsto para lançamento nos próximos anos.
Os principais objetivos deste voo é testar os sistemas da Orion em um ambiente espacial e fazer manobras de reentrada, descida, mergulho e recuperação seguras antes do primeiro voo com a tripulação, que deve ser realizado na Artemis II. A viagem marca a primeira ida de uma mulher ao satélite.
A previsão é que a Artemis I dure 37 dias. A distância total a ser percorrida pelas espaçonaves é de 1,3 milhões de milhas. O lançamento ocorrerá no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, às 14h17 no horário local (15h17, no horário de Brasília).
Na última segunda-feira (29/8), a Nasa havia cancelado o lançamento da Artemis I após detectar um problema técnico em um dos principais motores da espaçonave. As equipes de engenheiros da agência espacial norte-americana identificaram um vazamento de hidrogênio líquido em um dos motores do Space Launch System.