Viver - Saúde

Desvio de septo atinge milhares e afeta qualidade de vida

30 de Agosto de 2022

Otorrinolaringologista Matheus Rios explica os tratamentos disponíveis e os rápidos benefícios

Foto: Divulgação

Um problema corriqueiro, mas que não recebe a atenção que merece. O desvio de septo atinge pelo menos 6 em cada 10 brasileiros e pode afetar a qualidade de vida. “O desvio de septo pode causar dificuldade de respirar pelo nariz, sensação de congestão nasal, sangramentos nasais, sinusites de repetição, e inclusive pode estar relacionada com tortuosidades aparentes do nariz, quando o desvio de septo afeta alguma região estrutural do nariz”, explica otorrinolaringologista, Matheus Rios.

O tratamento pode ser feito de forma medicamentoso e cirúrgica. Porém, vale ressaltar, que o “desvio de septo é uma condição que pode ou ser assintomática, ou seja, não causa nenhuma alteração. Portanto, não demandam nenhum tipo de tratamento”.  É nesse ponto que uma avaliação completa com um otorrinolaringologista é crucial para o diagnóstico e verificação da necessidade do tratamento.

O médico detalha que a cirurgia é indicada quando o paciente apresenta obstrução nasal (nariz trancado), sem resposta a tratamento medicamentoso (quando associada a rinite) e com desvio de septo nasal significativo demonstrado em exame otorrinolaringológico.

A septoplastia é a cirurgia realizada para correção do desvio de septo. “É uma cirurgia de caráter ambulatorial, ou seja, não demanda internação ou pernoite no hospital, na maioria dos casos. Não é considerada uma cirurgia de risco ou de alta complexidade, mas demanda um profissional experiente e com amplo conhecimento da anatomia do nariz”, acrescenta o especialista Matheus Rios.

O pós-operatório do procedimento costuma ser tranquilo. É recomendado evitar a prática de atividades físicas, abaixar a cabeça e assoar o nariz por pelo menos 2 semanas. Portanto, a recuperação não costuma ser dolorosa, sendo a sensação de nariz trancado temporária o maior desconforto da cirurgia, podendo durar entre 1 a 4 semanas em média. A cirurgia tem cobertura pelos planos de saúde.

Por causa do pouco tempo de recuperação, os benefícios para a qualidade de vida são sentidos rapidamente. “A grande maioria dos pacientes relatam uma boa melhora na qualidade de vida relacionada à melhora da respiração pelo nariz. Isso vai desde melhora da qualidade do sono, até mais conforto ao praticar atividades físicas, benefícios trazidos por uma respiração plena através do nariz”, finaliza o otorrinolaringologista, Matheus Rios.

Comentários
Assista ao vídeo