Programas -

Prevenção de Ataques Cibernéticos é o foco: saiba porque!

8 de Dezembro de 2023

Os ataques cibernéticos, mais conhecidos como cyberattacks em inglês, são investidas que terceiros realizam em buscas de dados e informações de outras pessoas, só que sem a permissão delas. Isso se tornou ainda mais comum no mundo globalizado, já que as pessoas utilizam a internet para diferentes finalidades.

Foto: Divulgação

Seja para acessar uma rede social, realizar uma transação financeira, arquivar documentos pessoais, a internet é amplamente utilizada por diversas pessoas. Isso faz com que haja ainda mais terceiros interessados em adquirir as informações protegidas de cada usuário para diferentes objetivos.

Essa prática ganhou ainda mais espaço quando os hackers descobriram como vencer bloqueios de empresas que trabalham na proteção de computadores e smartphones. Porém, a indústria de proteção atualiza os seus programas frequentemente e investe bastante em tecnologia de ponta para garantir a segurança das informações de seus usuários.

Ataques cibernéticos aumentaram nos últimos anos

O Brasil é um dos principais destinos buscados por ataques cibernéticos. Afinal, a economia brasileira é uma das maiores da América Latina, o que atrai a atenção de pessoas mau intencionadas em busca de dados para uso de maneira ilegal. Em julho de 2022 o número de ataques cibernéticos no Brasil cresceu 46%.

Esse índice reforça a necessidade dos brasileiros adotarem boas práticas voltadas à proteção de seus dados. Pois tanto via dispositivos móveis quanto pelo computador é possível enfrentar problemas quanto à proteção de suas informações. Dessa forma, os brasileiros têm buscado mais maneiras de se proteger online.

O uso de softwares como Surfshark é bom para manter o seu dispositivo seguro enquanto você navega online. Afinal, ele permite que os seus dados sejam criptografados e evita que terceiros consigam acessá-los de uma maneira simples. Com isso, além de evitar ataques cibernéticos, você ainda mantém os seus dados em ainda mais sigilo.

Dado o aumento no número de ataques cibernéticos, os próprios investimentos da indústria de software se voltaram para permitir que o brasileiro navegue em segurança. Mas ainda existem algumas outras medidas que devem ser adotadas para evitar que ataques em busca de suas informações sejam realizados.

Muita atenção as redes sociais

Os ataques cibernéticos envolvem também as tentativas de obtenção de dados via redes sociais. O WhatsApp, por exemplo, é um dos canais utilizados por criminosos para ataques virtuais contra os brasileiros. A ideia é sempre atrair a pessoa com uma proposta que parece incrível, mas que só tem como objetivo obter as informações dela.

Similar aos golpes fora da internet, os usuários do WhatsApp recebem mensagens de pessoas desconhecidas oferecendo empregos que parecem incríveis, ou então enviando um link como se estivesse falando de algum banco. A pessoa clica no link, ou responde a mensagem, e acaba se envolvendo com os criminosos.

A ideia é que você sempre saiba identificar uma proposta que parece, no mínimo, suspeita. Em caso de suspeita, é importantíssimo que você denuncie o contato imediatamente. Isso ajuda as empresas de software a manter o seu banco de dados atualizado para evitar que novos ataques daquele número aconteçam.

Juntamente com a instalação da Virtual Private Network, essa prática de denunciar ataques de terceiros é outra boa prática para garantir que você e outras pessoas não terão problemas com ataques cibernéticos. Como os hackers estão em constante atualização, é importante que você como usuário também se atualize.

Protocolos de segurança são sempre atualizados

Você deve perceber que o seu dispositivo eventualmente indica momentos em que precisa ser atualizado. Isso vale tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. Essas atualizações são muito importantes para garantir que você tenha acesso aos últimos avanços tecnológicos que permitem mais segurança para os seus dados.

Os protocolos de segurança são constantemente atualizados pelas empresas de tecnologias, tanto para iOS, quanto Android, bem como para computadores. Essas atualizações são baseadas em dados de erros compartilhados por usuários, bem como tentativas de prevenir ataques cibernéticos que acontecem com frequência no mundo da internet.

Dessa forma, manter o seu dispositivo sempre atualizado é uma das práticas mais recomendadas por quem sabe da importância de evitar os ataques cibernéticos. A combinação dessa atitude com as outras práticas recomendadas por especialistas de segurança online garante que os usuários estejam mais protegidos.

Caso você queira ter mais proteção em seu dispositivo, basta se manter por dentro das novidades do mundo da tecnologia e adotar as boas práticas recomendadas por especialistas. Apesar das pessoas mal intencionadas se atualizarem também, há sempre boas medidas que você pode adotar para se manter mais seguro online.

Comentários
Assista ao vídeo