Programas -

Os 5 esportes adaptados que são mais praticados no Brasil

29 de Agosto de 2022

O esporte para deficientes está ganhando espaço e se mostrando importante física e emocionalmente para a inclusão social e reabilitação de quem o pratica.

Foto: Divulgação/ Pexels

Segunda a casa de apostas esportivas 22Bet bónus, a vibração e a torcida por um atleta ou equipe é um sentimento universal e pode-se até dizer que diante das emoções de acompanhar um campeonato não há diferenças. E é assim que deve ser com o esporte: todos têm o direito de praticar o maior número possível de tipos e modalidades de esporte. 

Este artigo apresenta a origem do para desporto, nome dado ao esporte praticado por pessoas com deficiência e o mais popular no Brasil.

Surgimento do esporte adaptado

O paradesporto surgiu no século XX com esportes para deficientes auditivos. Então, em 1920, foram adicionados natação e atletismo para deficientes visuais. 

O esporte para deficientes apareceu pela primeira vez após a Segunda Guerra Mundial como forma de reabilitação e integração social para soldados mutilados. 

Nesse contexto, as modalidades começaram a ganhar força e em 1948 aconteceram as primeiras competições esportivas envolvendo veteranos de guerra. 

Os Jogos Olímpicos para pessoas com deficiência, os Jogos Paralímpicos como os conhecemos hoje, só foram realizados em Roma em 1960 com 400 atletas de 23 países e continuam até hoje. 

O esporte adaptado no Brasil nasceu em 1958 e hoje é administrado por 6 grandes instituições: 

ABDC (Associação Brasileira de Esportes para Cegos);

ANDE (Federação Nacional de Esportes para Pessoas Extraordinárias); 

ABRADECAR (Associação Brasileira de Esportes em Cadeira de Rodas); 

ABDA (Associação Brasileira de Esportes para Amputados); 

ABDEM (Associação Brasileira de Esportes para Deficientes Mentais); e 

CBDS (Confederação Brasileira de Esportes de Surdos). 

5 tipos de esportes adaptados 

1.  Tênis de mesa

O tênis de mesa é um dos esportes adaptados mais antigos e as regras são praticamente as mesmas do jogo tradicional. 

Exceções são que o saque deve ser realizado com a mão oposta àquela onde o competidor está segurando a raquete (regra excluída em caso de deficiência ou amputação de membro) e a bola pode quicar até duas vezes na mesa sem penalidade.

2.  Basquete

No basquete, a altura da tabela, as dimensões da quadra e as regras gerais são as mesmas do basquete tradicional. Cinco atletas são permitidos em cada equipe para o jogo. 

O jogo é dividido em quatro períodos de 10 minutos cada. Em caso de empate, há um tempo extra de 5 minutos. 

Para que o treinamento de basquete seja justo, existe um sistema de classificação de deficiência motora que varia de 1,0 a 4,5, que também é usado para pontuação.

3.  Natação

A natação é a mesma da natação tradicional que já conhecemos, mas há ajustes para acomodar as diferentes deficiências de cada atleta que, dependendo do seu nível, pode ter auxílio de alguém da equipe para entrar e sair da piscina. 

Este é um dos esportes mais completos, treina todo o corpo e também é popular por conseguir praticamente acalmar e relaxar.

4.  Atletismo

O atletismo é realizado de acordo com a classificação baseada na capacidade motora de cada indivíduo, ou seja, leva-se em consideração o tipo de sequência e a força dos músculos dos atletas. 

Este esporte suporta diversos tipos de deficiência e faz ajustes ou alterações de acordo com a especificidade de cada participante.

5.  Bocha

A bocha combinada é muito semelhante à bocha tradicional, pois o objetivo é que o jogador toque o maior número possível de bolas com a bola alvo. 

No jogo o jogador tem seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca que é a bola alvo. O campo de jogo deve ser liso e nivelado e ter uma área limitada de 12,5m x 6m. 

Os jogadores são divididos em categorias com base no tipo e grau de deficiência, por exemplo: distrofia muscular progressiva, acidente vascular cerebral, disfunção motora progressiva e outros.

Conclusão

É importante procurar um profissional especializado em atividade física para pessoas com deficiência: ele saberá orientá-lo para o esporte adequado, analisar suas dificuldades e peculiaridades e também acompanhar sua evolução. 

O esporte é muito importante para o corpo e a autoestima, e estar com um profissional ideal ajudará a progredir constantemente, aumentar os níveis de atividade e diversificar o esporte. 

Lembre-se da importância de cuidar do corpo como: B. Reduzir impactos e esforços, garantindo o bem-estar dos atletas e a continuidade das atividades físicas, além de evitar ao máximo qualquer tipo de lesão por meio de posições corretas de execução e uso de acessórios . Suporte, como almofadas ergonômicas.

Além de cuidar do corpo e da mente, o para desportista também é considerado um forte exemplo de superação e determinação, incentivando outras pessoas a praticar esportes e cuidar do corpo .

Comentários
Assista ao vídeo