Programas -

Faça você mesmo! Aprenda a criar projetos surpreendentes com o Kit Arduino Maker

25 de Agosto de 2022

Procurar por um fabricante de kit Arduino, pode ser uma tarefa extremamente complexa, mas que vai permitir a você construir uma variedade de itens diferentes e melhorar as suas habilidades. 

Foto: Divulgação

É empolgante quando temos a oportunidade de colocarmos as mãos na massa, para darmos início a um projeto que sempre tivemos o sonho de fazer!

O que é o Kit Arduino Maker?

O Kit Arduino Maker dispõe de uma variedade de peças únicas e completas, que permitem a você fazer a construção de projetos diferentes, sem ter a necessidade de comprar itens separadamente. 

Se você estiver em busca de uma loja de componentes eletrônicos, por que não escolher por aquela que tenha peças que costumam ser usadas em universidades renomadas como a PUC? Isso permite que você tenha em mãos uma quantia maior de itens de alta qualidade e precisão.

Dependendo do modelo que você for escolher, alguns podem acompanhar mais de 100 peças — e os kits mais completos contém até 136! Assim, é indicado procurar por uma loja de componentes eletrônicos ou um fabricante de kit Arduino, que será muito mais vantajoso para você.

Quais os seus componentes?

A depender da loja de componentes eletrônicos que você escolher, saiba que podem vir mais de 136 componentes. Dentre eles:

  • placa Uno R3;

  • Cabo USB; 

  • Display LCD;

  • Sensor de distância;

  • Controle; 

  • Receptor;

  • Teclado Matricial e Protoboard.

Isto é, esses são uma pequena parcela do que o vendedor de kit Arduino pode oferecer a você, comprador. Então, faça a melhor escolha durante a sua compra e invista em um produto completo com tecnologia de ponta.

Isso possibilita que os seus estudos sejam mais completos, menos complicados e que os equipamentos não fiquem escassos, sobrando mais peças — o que é o mais recomendável. Nesse caso, você somente terá o que aproveitar dos benefícios ao comprar numa loja de componentes eletrônicos online.

Para quem é indicado o Kit Arduino Maker?

O kit Arduino é indicado a qualquer pessoa maior de 14 anos, que esteja interessada em iniciar a construção de diferentes projetos. Com os materiais certos é possível ampliar o conhecimento, e fazer com que se adeque a qualquer desafio que possa surgir.

Além disso, se você encontrar uma loja de componentes eletrônicos ou fabricante de kit Arduino, saiba que é a melhor compra que fará no setor eletrônico. Isso por permitir você começar um projeto extremamente específico, que pode fazer da sua casa um ambiente inteligente.

Atualmente, graças à facilidade e praticidade de se trabalhar com o Arduino, muitas pessoas inseridas no setor tecnológico dispõem de habilidades para tornarem o nosso dia a dia mais rápido e seguro.

Não podemos esquecer de mencionar os alunos que estão entre o fundamental II e ensino médio, que tendem a ter aulas de robótica como um conteúdo extracurricular. No entanto, não deixa de ser importante e, cabe a você, professor, procurar por uma loja de componentes eletrônicos ou fabricante de kit Arduino para tornar suas aulas mais didáticas.

Projetos com Kit Arduino Maker 

Graças à tecnologia, que evoluiu rapidamente desde a última década, conseguimos encontrar com facilidade uma loja de componentes eletrônicos para construirmos projetos dos mais variados. Tudo o que você precisa, realmente, é de um pouco de conhecimento na área e os materiais necessários!

Se você já encontrou um excelente fabricante de kit Arduino, compre de imediato o seu produto para iniciar a produção de itens que possam fazer toda a diferença na sua vida, na de seus amigos, familiares ou até mesmo alunos.

Separamos aqui alguns projetos, feitos com ajuda dos itens adquiridos de uma loja de componentes eletrônicos, e como eles tendem a ser extremamente versáteis e podem ser usados por qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento do assunto.

Exibir Dígito do Teclado de Membrana

A interface mais usada para comunicação de pessoas para computadores é o teclado. Através deste, o usuário pode selecionar e alterar operações. Os teclados de membrana são muito usados, pois eles têm boa durabilidade e boa confiabilidade nas operações. Os smartphones mais antigos usavam também, mas atualmente os teclados são capacitivos. Os teclados de laptops e desktops usam teclas. Esse teclado de membrana é montado como uma matriz de teclas. Por isso, também é chamado de matricial. Mas o nome mais usado em inglês é Keypad, devido ao pequeno tamanho.

Acendendo LED's com Controle Remoto Infravermelho

O controle Remoto IR consiste em um pequeno dispositivo que contém um chip, um ou mais LEDs emissores e um teclado. Quando o usuário pressiona uma das teclas do controle, uma sequência de pulsos infravermelhos é transmitida pelos LEDs. Esses pulsos formam um código que é único. O chip do Controle Remoto Transmissor, já vem com um protocolo definido pelo fabricante do aparelho. Alguns trabalham com frequências diferentes de modulação, mas a mais comum atualmente é a frequência de 38 KHz. Pode-se perceber que quando o pulso de dado é 1, a frequência é transmitida e quando o pulso é 0, nenhuma frequência é transmitida. Esse tipo de modulação chama-se PCM. Com esse tipo de modulação, impede-se que a luz externa interfira na transmissão. O circuito Receptor IR que fica internamente no aparelho, consiste basicamente de um descodificador dos pulsos recebidos do transmissor. Interpretando o código de cada tecla pressionada, o aparelho pode executar vários tipos de operações, como por exemplo, desligar, aumentar volume e mudar o canal no caso de uma Televisão. Hoje, existem receptores de controle remoto IR que já contém o foto-sensor e todos os outros circuitos necessários para demodular os pulsos de controle.

Irrigação de Solo Automática com Sensor de Chuva e Umidade do Solo

O sensor de umidade do solo mede a resistividade da terra. Se a terra estiver molhada, a resistividade será menor. E se a terra estiver seca, a resistividade será maior. A terra molhada sobre essas superfícies, permitirá a passagem de corrente. Essa corrente passando pela resistência do solo desenvolverá uma diferença de potencial, que será medida pelo conversor ADC. Quanto maior a tensão medida pelo Arduino, menor a umidade do solo. A conexão entre o sensor e o módulo comparador deverá ser feita com fios. Como ficam sujeitos à umidade e água, as conexões precisam ficar protegidas e isoladas. O módulo comparador deverá ficar distante das plantas e protegido contra água e umidade.

Leitura de Cartões de Proximidade com Módulo RFID

RFID é Identificação por Rádio Frequência. É um sistema de identificação que usa as ondas eletromagnéticas para transferir dados de um dispositivo para outro a uma curta distância. O RFID é usado principalmente em controle de acesso a ambientes restritos. Os dispositivos que contém as informações de acesso são as etiquetas (tags).. O RFID funciona usando indução eletromagnética: um leitor emite uma pequena corrente elétrica que cria um campo eletromagnético. Esse campo é recebido por uma bobina semelhante na etiqueta, onde é transformada novamente em impulsos elétricos para transmitir e receber dados.. O interessante é que a energia usada para ativar o chip interno da etiqueta é transmitida pela própria radiofrequência e é captada pela antena. Cada etiqueta tem uma identificação única (UID), para que nunca haja duplicidade de identificação.

Relógio Digital de Alta Precisão com Módulo RTC

Esse módulo serve como relógio para projetos com Arduino que precisam do controle do tempo. Pode ser usado como alarme despertador, controle automatizado de operações temporizadas, e claro como um relógio comum com horas e minutos. O relógio / calendário fornece informações sobre segundos, minutos, horas, dia, data, mês e ano. O relógio funciona no formato de 24 ou 12 horas com o indicador AM / PM. O DS1307 possui um circuito de detecção de falha de energia que alterna automaticamente a alimentação para a pilha CR2032 (3V), na ausência de energia da fonte. A contagem de tempo do relógio é baseada no oscilador do cristal de 32,768 KHz. Os pinos podem ser conectados diretamente no Arduino Uno. A tensão da bateria (pilha de Lítio) deverá variar com o uso. Quando a pilha está nova, a tensão é de 3,2V aproximadamente

Agora que você sabe mais sobre o kit Arduino, por que não inovar nesta área, trabalhar com suas habilidades, melhorar suas próprias técnicas e atingir limites novos, os quais jamais poderia ter imaginado? Isso é possível com boas pesquisas, paciência, foco e leitura de artigos, vídeos e claro, não deixar de seguir as instruções contidas no kit.

Dessa forma, será possível aprender sozinho ou até mesmo ensinar os seus alunos na escola e fazer com que todos entendam, com clareza, como trabalhar com a robótica e a importância dessa área no nosso cotidiano.

Título SEO: Faça você mesmo! Aprenda a criar projetos surpreendentes com o Kit Arduino Maker

KW: fabricante de kit Arduino

KW2: loja de componentes eletrônicos

Meta Descrição: Saiba mais informações sobre o fabricante de Kit Arduino, o que é, quais componentes, a quem é indicado e projetos que podem ser feitos!

Link Permanente: /fabricante-de-kit-Arduino/

Comentários
Assista ao vídeo