Viver - Saúde

Má circulação pode levar à morte -- Saiba identificar o problema

24 de Agosto de 2022

Cirurgião vascular do Hospital CEMA alerta para os sinais de que há algo errado na circulação sanguínea

Ele leva oxigênio e nutrientes para todo o corpo, no entanto, raramente tem a atenção que merece. O sangue e o sistema circulatório como um todo exercem um papel importante na saúde, e costumam dar sinais quando algo não vai bem. “A má circulação pode afetar o corpo todo ou somente a circulação arterial ou venosa, central ou periférica. Sintomas como dor, edema ou lesão, nas partes mais extremas, como mãos e pés, podem indicar enfermidades relacionadas”, explica o cirurgião vascular do Hospital CEMA, Carlos Hugo Guillaux.

Embora as varizes sejam um dos problemas mais comuns relacionados à má circulação, nem todas as pessoas que sofrem com distúrbios circulatórios terão varizes, como explica o especialista. “A má circulação pode ter causa de origem arterial, venosa ou linfática. Dependendo do sistema acometido, a pessoa terá sintomas característicos”, detalha. A causa da má circulação vai depender do sistema afetado. Se for arterial, por exemplo, uma das principais doenças por trás do problema é a aterosclerose, que pode causar tromboses, embolias ou dilatações (aneurisma). Se for no sistema venoso, pode provocar tromboses ou insuficiência valvular e levar à formação de varizes (dilatações venosas). Caso o problema seja no sistema linfático, podem ocorrem edemas nas extremidades, como mãos e pés, lipedemas (acúmulo anormal de gordura em regiões específicas do corpo) e linfedemas (inchaço causado por obstrução no sistema linfático).

“A má circulação pode trazer consequências graves, podendo levar a amputações ou até mesmo à morte, conforme o sistema circulatório acometido e a gravidade do quadro. Problemas venosos e linfáticos podem provocar limitações de locomoção em estágios mais avançados”, alerta o médico. Por isso, é importante ficar atento aos sinais que o corpo dá e buscar ajuda médica, de modo precoce, para evitar consequências mais severas.

Comentários
Assista ao vídeo