O ‘Brasil Guetho Square’ desfilará pelas ruas de Londres no dia 29/08 com tecnologia inédita que delimita a emissão de gases poluentes na atmosfera
Bloco Brasil Guetho Square - projeção |
No ano em que celebra 60 anos de vida, o cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown levará para as ruas de Londres, no carnaval de Notting Hill, um bloco com tecnologias sustentáveis nunca antes aplicadas a um trio elétrico. Batizado como ‘Brasil Guetho Square’, o trio desfilará no encerramento da festa caribenha, que se caracteriza por ser o maior carnaval da Europa, dia 29/08, às 11h.
“É a realização de um sonho coletivo, que nasceu com Dodô e Osmar. Uma honra imensurável poder dirigir um espetáculo como esse que faremos com o bloco "Brasil Guetho Square". E tudo sob as bençãos das inspirações ancestrais, em um ano de grande importância para mim”, comenta o músico, com mais de quarenta anos dedicados ao Carnaval.
O caminhão que puxará o trio elétrico em Londres, também chamado em Salvador de “Cavalinho”, possui a tecnologia Euro 6, que tem por finalidade delimitar a emissão de gases poluentes na atmosfera. Esta tecnologia é primordialmente utilizada em carros híbridos e é considerada a tecnologia mais avançada em automóveis que utilizam combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, emitindo no máximo 80 mg de monóxido de carbono na atmosfera.
O som, as luzes e o LED usados durante a apresentação de Carlinhos Brown serão alimentados através da combinação de duas tecnologias limpas, que nunca antes foram utilizadas em um trio elétrico. O trio contará com a instalação de power banks de 50 kvas para alimentação dos LED's e luzes. Além disso, serão usados geradores de 100 kvas que exclusivamente serão abastecidos com HVO Biodiesel, também conhecidos como Diesel Verde, combustível alternativo e renovado que baseia-se em matérias primas avançadas.
Todos os abadás produzidos para o evento foram confeccionados e produzidos com reutilização de plástico, como garrafas pets e outras embalagens descartadas.
Parceira de Carlinhos Brown na empreitada, a empresa Vibra Energia prossegue com sua estratégia de patrocínios culturais ao apoiar essa iniciativa e reafirma seu compromisso em buscar soluções sustentáveis não somente para a companhia mas também para clientes e parceiros: “Com o Notting Hill Carnival e mais adiante no Carnaval, a Vibra quer contribuir para a construção de uma solução ambiental que viabilize a transição energética, ajudando na descarbonização da maior festa brasileira”, afirma Leo Burgos, Vice Presidente de Marketing da Vibra.
Carlinhos Brown: 60 anos e muitas realizações
Carlinhos Brown |
Foto Magali Morais |
Com uma agenda cheia de realizações em 2022, quando completará 60 anos, Carlinhos Brown acaba de estrear em São Paulo seu primeiro musical infantil, ‘Paxuá e Paramim e o Novo Planeta Azulzinho’. O projeto completa 10 anos e tem como principal propósito apresentar o conceito de educação ambiental para as crianças.
Em julho, o artista lançou o EP ‘EletroTribalistas’, parceria com o DJ Fernando Deeplick com versões eletrônicas para sucessos do trio Tribalistas, junto aos amigos e parceiros Marisa Monte e Arnaldo Antunes. Esse foi o segundo lançamento autoral do ano - o primeiro álbum foi lançado em março, “SIM.ZÁS”, com releituras em formato de canções com novos arranjos de sucessos carnavalescos.
Entre as novidades do ano está ainda o convite para assinar a trilha sonora de “Orfeu Negro”, primeiro musical brasileiro na Broadway, previsto para temporada 2023, ao lado da cantora e compositora norte-americana Siedah Garrett.
Nome fundamental para a cultura brasileira e mundial, Carlinhos Brown está entre os precursores do movimento Axé Music, criou o grupo Timbalada, Os Zárabes, a Bolacha Maria, o Vai Quem Vem, a Pracatum, o Guetho Square, o histórico e lendário estúdio Ilha dos Sapos, o Museu du Ritmo, o Selo/Editora Candyall Music, entre outros milhares de projetos, além de contabilizar mais de 800 canções registradas e mais de mil gravações cadastradas no banco de dados do Ecad -- Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.
Responsável por reposicionar a música percussiva no cenário nacional, Carlinhos Brown é o primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia.
Ao longo de uma potente trajetória artística, o Mestre já formou mais de 15 mil músicos espalhados pelo mundo, sempre desenvolvendo ricas e significativas conexões com suas raízes ancestrais. Entre os diversos prêmios recebidos em toda carreira, destacam-se um Prêmio Goya, 2 Grammy's Latinos e 08 indicações, além do troféu entregue em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela ISME - Sociedade Internacional de Educação Musical.