Viver - Saúde

Sexo é capaz de aumentar o grau de satisfação com a vida e felicidade

24 de Agosto de 2022

Além do prazer, o sexo também é responsável pela liberação de hormônios que privilegiam a saúde

Que prazer é positivo todo mundo já sabe -- afinal, isso está embutido no próprio nome. No entanto, a verdade é que os benefícios do sexo vão muito além da parte sensorial: além de liberar endorfinas e ocitocina na corrente sanguínea, promovendo bem-estar, ele traz relaxamento e pode melhorar a qualidade de vida e também a relação à dois. Mas então, fazer sexo mais vezes pode elevar a sensação de felicidade? De acordo com uma pesquisa publicada pela Society for Personality and Social Psychology ter relações sexuais uma vez por semana é suficiente para aumentar os níveis de felicidade. “O sexo tem um impacto importante no bem-estar emocional, mas isso não significa que quanto mais sexo nós fizermos, mais felizes seremos. No entanto, não há contraindicações, pelo contrário, só benefícios. Sexo faz bem para o relacionamento, porque fortalece a conexão”, explica a especialista em Ciência da Felicidade, Denize Savi.

A Chieff Hapiness Officer ou ‘Gestora da Felicidade’ como é conhecida, pontua que, ao contrário do que as pessoas pensam, felicidade não é tudo estar perfeito, e sim estar de acordo com a realidade, por isso, se o desempenho sexual não for extraordinário na cama, está tudo bem, se acontecer algo constrangedor durante o ato também está tudo bem. “É preciso se libertar de padrões e abrir espaço para ser verdadeiro e se entregar sem neuras. É preciso se abrir para a vulnerabilidade, pois só assim o momento fica leve e abre espaço para a verdadeira felicidade, para risos gostosos e carícias intensas. Prazer por prazer não é felicidade”, elucida.

Então, sem pressão para experimentar os melhores benefícios que o sexo pode oferecer. A especialista destaca que durante o orgasmo o corpo libera a endorfina, a mesma molécula que é liberada durante a prática de esportes. Ela ajuda a aliviar o estresse e promove uma sensação imediata de satisfação. “O sexo melhora a saúde física e emocional, contribui para a longevidade, fortalece os laços afetivos, melhora o humor e a autoestima, e com tudo isso, aumenta o grau de satisfação com a vida e os níveis de felicidade”, explica Denize, que possui MBA em Psicologia Positiva, Neurociência e Comportamento.

Uma dica, segundo a profissional, para aproveitar o máximo essa experiência que traz tantos benefícios e aumenta a nossa felicidade é vive-la em sua totalidade. “Muitas pessoas na hora H ficam cheias de neuras. ‘Será que vou dar conta do recado’, ‘Preciso lembrar de encolher a barriga’, ‘Tomara que ele não note minhas celulites’. Cuidado: nossa mente é tagarela e tenta nos sabotar o tempo todo. Para que isso não aconteça na hora do bem bom, pratique o Mindfulness.”, indica.

Benefícios do Mindfuness

A especialista explica que o mindfuness se trata de estar 100% presente naquilo que estamos fazendo e sem julgamentos. É abrir os cinco sentidos para o que está acontecendo no momento: o toque, o cheiro, o paladar e o ouvido. Sentir tudo intensamente, conectado, presente. Parece obvio, não é? Mas não é obvio porque o ser humano tem tendência a divagar, até mesmo na hora do sexo. “Se a mente te distrair traga a sua atenção de volta. Viver o Mindfulness é estar presente, momento a momento, na própria vida. É ser dono de si. Somos acostumados a viver no modo automático e isso nos tira da realidade. Quando estamos presentes no sexo, a troca fica mais prazerosa e os benefícios são bem maiores.”, finaliza.

Denize Savi - Especialista em Ciência da Felicidade

Instagram: Link

Chieff Hapiness Officer ou ‘Gestora da Felicidade’. Denize Savi é especializada em Ciência da Felicidade, com MBA em Psicologia Positiva, Neurociência e Comportamento; além de coordenar a ONG Doe Sentimentos Positivos -- projeto de gentileza urbana sediado em São Paulo.

Sua missão é inspirar pessoas a cuidarem de si através de sua fala, semeando o conceito de felicidade para que cada um construa a sua própria felicidade. “Eu gosto de brincar que eu entrego flores com meu conhecimento para que as pessoas comecem a plantar o seu próprio jardim”, conta a especialista. Em um momento no qual saúde mental está em pauta, Denize propõe reflexões e ensinamentos sobre como trazer a felicidade como estado pleno perante as mais variáveis situações do dia a dia.

Na prática, ela desenvolve palestras, talks e conteúdos nas redes sociais com linguagem leve e descontraída, pautados nas técnicas e ferramentas da ciência da felicidade. Entre os assuntos estão temas como o exercício do perdão, atenção plena, otimismo, controle da ansiedade, busca pelo bem-estar, inteligência emocional, entre outros.

Para 2022 ela planeja o lançamento de seu primeiro livro, pela editora Gente, sobre autoconhecimento, felicidade e relações interpessoais; e um novo projeto para expandir seu conteúdo em plataformas digitais.

Comentários
Assista ao vídeo